Ética Saúde discute aprimoramento de normatizações com sociedades de especialidades
Ética Saúde discute aprimoramento de normatizações com sociedades de especialidades

23/10/2017, 11:37 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Os representantes das entidades, que fazem parte do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde - IES, se reuniram na sede da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - SBCCV, em São Paulo, em 18 de outubro, com integrantes do Conselho de Administração e equipe técnica do IES. O objetivo do encontro foi debater e aprimorar as normatizações vigentes, além de organizar um planejamento de comunicação para que os sócios das entidades médicas recebam informações claras das regras que estão sendo firmadas dentro do acordo setorial.

A reunião foi aberta pelo diretor de Qualidade Assistencial da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, Walter Gomes, e conduzida por ele e pelo diretor de Avaliação de Tecnologia em Saúde da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI, Marcelo Queiroga. Estavam presentes os gerente geral da SBC, Fernando Palauso, e a gerente da SBCCV, Meryt Zanini, além de representantes da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, da Sociedade Brasileira de Anestesiologia - SBA e da cirurgia buco-maxilo-facial. "É preciso deixar muito claro para os sócios das entidades que representamos o que irá mudar a partir de 1° de janeiro para que não haja qualquer dúvida na relação entre a Medicina e a indústria. A sociedade exige transparência e nós caminharemos nesse sentido", afirmou Walter Gomes.

O presidente do Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório, falou várias vezes durante o encontro, que o IES não representa nenhum setor separadamente e que é composto pela indústria, por distribuidores, auditores em saúde, hospitais e médicos. "Somente unidos iremos deixar à margem aqueles que não corroboram com os nossos valores de ética e transparência", completou.

Os presentes decidiram realizar uma nova reunião em 22 de novembro, previamente ao encontro do Conselho Consultivo, que será na mesma data, e discutir as regras vigentes no IES e demais associações do setor. As sociedades de especialidades querem redigir um documento de orientação para ser disponibilizado aos sócios de todas as entidades médicas participantes.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC