É hoje: webinar debaterá as atualizações sobre o fechamento percutâneo de apêndice atrial esquerdo
É hoje: webinar debaterá as atualizações sobre o fechamento percutâneo de apêndice atrial esquerdo

30/11/2022, 10:02 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

De acordo com Sérgio Montenegro, moderador da mesa, a discussão sobre a necessidade de fechamento ou não do apêndice gera muitos questionamentos

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em parceria com a SBHCI (Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista) realizará, hoje, dia 01/12, das 19h30 às 20h30 (horário de Brasília), um webinar chamado “O fechamento percutâneo de apêndice atrial esquerdo: quando indicar?”. Para debater e apresentar o que se sabe de mais recente sobre o fechamento do apêndice atrial esquerdo, foram convidados os médicos cardiologistas Paulo Caramori (RS), Idelzuita Liporace (SP), José Airton Arruda (ES), Antônio Bahia (MG) e Sérgio Montenegro (PE), como moderador do debate.

De acordo com Sérgio Montenegro, este assunto é importante porque a Fibrilação Atrial (FA) é a arritmia cardíaca mais frequente e pacientes com FA são 5 a 7 vezes mais propensos a ter um acidente vascular cerebral (AVC) do que a população em geral. Para evitar o AVC, os pacientes devem tomar um anticoagulante que reduz o risco de derrame cerebral em pacientes com Fibrilação Atrial. No entanto, alguns pacientes possuem um risco elevado de sangramento com uso destas medicações.

​O apêndice atrial esquerdo é uma câmara localizada na parede muscular do átrio esquerdo. Na presença de FA, é onde, mais frequentemente, se formam os trombos que podem causar um AVC”, explica.

Deste modo, o webinar terá como objetivo atualizar, através do conhecimento científico atual, a discussão sobre quais pacientes apresentam um perfil clínico que indique a necessidade de intervenção para o fechamento percutâneo de apêndice atrial esquerdo.

“Há muitas dúvidas em relação ao fechamento percutâneo de apêndice atrial esquerdo, se isto seria realmente útil ao paciente. Os estudos publicados tentam identificar em quem seria benéfico fechar e em quem não seria benéfico realizar o fechamento. Então, no nosso webinar, serão apresentados as mais recentes informações sobre o tema por colegas que possuem muito conhecimento do assunto abordado”, completa.

Paulo Caramori (RS) apresentará o tema “Indicações e evidências”, já Idelzuita Liporace (SP) “Desafios da anticoagulação”. O médico José Airton Arruda (ES) falará sobre “Técnica e manejo pós procedimento” e, por fim, Antônio Bahia (MG) estará presente como debatedor da mesa.

Para participar do webinar, clique aqui.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta