Webinares e campanhas de conscientização alertam sobre importância de controlar o colesterol
Webinares e campanhas de conscientização alertam sobre importância de controlar o colesterol

23/07/2021, 11:54 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

SBC promoverá programação especial em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, que inclui eventos online e ações com apoio do Metrô de São Paulo e da CPTM

Produzido no organismo, o colesterol é uma gordura com a função de manter as células em funcionamento para produção de hormônios e da bile, metabolização de vitaminas, entre outras funções, contudo, quando em níveis elevados, pode ser uma das principais causas de doenças cardiovasculares (DCVs), podendo levar ao infarto e ao acidente vascular cerebral (AVC), que elevam risco de morte.

Para chamar a atenção e conscientizar a sociedade quanto a essa doença silenciosa, a hipercolesterolemia, que pode aparecer em indivíduos de todas as idades, de crianças até idosos, foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, em 8 de agosto, e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promoverá programação especial, que inclui webinares e uma campanha de conscientização com apoio do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

No dia 7 de agosto, às 10h, a Diretoria de Promoção à Saúde Cardiovascular/FUNCOR e o Departamento de Aterosclerose (DA) realizarão webinar sobre Dislipidemia, caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios, ou seja, gorduras no sangue. Quando estes níveis ficam elevados, é possível que placas de gordura se formem e se acumulem nas artérias, o que pode levar à obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo que chega ao coração e ao cérebro.

“Controlar as taxas de gordura no sangue é fundamental para reduzir os riscos que levam às doenças do coração e que, na maioria das vezes, agem de maneira silenciosa. Precisamos divulgar sobre este assunto para que as pessoas aprendam a cuidar da própria saúde e atinjam suas metas de colesterol. É importante que todas as pessoas tenham seus níveis de colesterol verificados, de acordo com orientações médicas”, fala diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, José Francisco Kerr Saraiva.

Coordenado pelo presidente do DA/SBC, Antonio Carlos Palandri Chagas, e pelo cardiologista Antônio Carlos Sobral Sousa, o evento online terá palestras sobre dislipidemias (Tgl, LP(a) etc) e a aterosclerose, apresentada pelo cardiologista e diretor administrativo do DA/SBC, Henrique Tria Bianco; fará uma análise crítica da evolução das metas terapêuticas, apresentada pelo médico do Hospital Israelita Albert Einstein, Fernando Henpin Yue Cesena; abordará as novas drogas no tratamento da dislipidemia, apresentada pelo cardiologista, Francisco H. Fonseca; e sobre alimentação para prevenção e terapia da dislipidemia, apresentada pela nutricionista, Giorgia Russo.

As discussões serão conduzidas pelo vice-presidente do DA/SBC, Paulo Eduardo Ballvé Behr, e pelo diretor científico do departamento, Marcelo Heitor Vieira Assad. Inscrições gratuitas podem ser realizadas AQUI.

No dia 11 de agosto, às 15h, como parte da série Cuidando do Coração, que visa promover a educação de equipes de saúde dedicadas à atenção primária de municípios brasileiros nos temas relativos à prevenção das doenças cardiovasculares, SBC e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizarão o webinar “Como identificar e tratar a Hipercolesterolemia na Atenção Básica da Saúde”. A transmissão será pelo canal do Youtube do CONASEMS.

Moderado por Antonio Carlos Palandri Chagas, o evento terá palestra do médico da Seção de Dislipidemias e Diabetes do Instituto Dante Pazzanese, Daniel Branco Araújo, e da doutora pela Faculdade de Medicina da USP e pela Universidade Pierre e Marie Curie - Paris VI, Fabiana Rached.

Metrô de SP e CPTM integram campanha

Ainda durante o mês de agosto, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, a Campanha do Colesterol da SBC terá apoio do Metrô de São Paulo e da CPTM. As companhias de transporte publicarão conteúdos especiais em suas redes sociais chamando para os riscos do colesterol alto. Além disso, nos painéis eletrônicos JCDecaux espalhados pelo Metrô, ficará disponível um vídeo de alerta para a população.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta