Webinar antecipa tendências sobre Insuficiência Cardíaca que serão destaque no WCC 2022

Alguns dos principais especialistas globais sobre o tema participam do encontro. Público do evento é formado por médicos brasileiros e estrangeiros


A SBC realiza no próximo sábado, dia 06 de agosto, a 4ª edição do Webinar Series, que tem como objetivo antecipar os principais temas em destaque no WCC2022. Em cada edição são convidados alguns dos mais respeitados nomes da Cardiologia global.


Médicos brasileiros e profissionais de diversos países acompanham regularmente esta sequência de encontros virtuais que, desta vez, irá se dedicar ao tema Insuficiência Cardíaca. “É uma oportunidade única para se familiarizar com o que de mais relevante será compartilhado no Congresso Mundial sobre Insuficiência Cardíaca e se organizar para obter um melhor aproveitamento do evento”, afirma o médico David Brasil, membro do Comitê de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), um dos responsáveis pela programação destes webinares.


Intitulado “Repensando Estratégias Terapêuticas Em Insuficiência Cardíaca (IC) Crônica – O Futuro Chegou”, esta edição contará com a participação da Dra Biykem Bozkurt, PhD, da Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos e uma das principais lideranças da Heart Failure Society of America, considerada a mais importante instituição global e especializada no tema.


A Dra Bozkurt é autora da última diretriz sobre Insuficiência Cardíaca lançada recentemente, neste ano de 2022 e da diretriz de unificação universal do conceito de insuficiência cardíaca. “Convidamos os principais especialistas mundiais no tema, alinhando o nível técnico destes webinares ao WCC”, explica.


Outro destaque internacional é o professor escocês John Cleland, que é consultor de cardiologia no Royal Brompton Hospital, professor de cardiologia no Imperial College London e um dos maiores pesquisadores sobre o assunto no mundo. Ele falará sobre tratamento em pacientes de insuficiência cardíaca com fração de ação levemente reduzida. Novos estudos sobre o tema apresentaram resultados promissores.


O professor italiano, Marco Metra, editor-chefe do European Journal of Heart Failure, o jornal oficial da Heart Failure Association (HFA) da Sociedade Europeia de Cardiologia, também participa desta edição. Ele presidiu as diretrizes da ESC de 2021 sobre insuficiência cardíaca com a professora Theresa MacDonagh. Sua atividade de pesquisa está focada no tratamento da insuficiência cardíaca e suas comorbidades. Ele teve um papel de liderança em vários ensaios de novas terapias em pacientes com insuficiência cardíaca.


Grandes nomes da Cardiologia brasileira participarão do evento incluindo os doutores Luís Beck da Silva, Luís Eduardo Rohde e Nadine Oliveira Clausell da UFRGS. Do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ) participam os doutores Ricardo Mourilhe Rocha e Marcelo Imbroinise Bittencourt. A eles se juntam os doutores Evandro Tinoco Mesquita (UFF), Fabiana Marcondes Braga (Hospital das Clínicas da USP - HCFMUSP), Fernando Bacal (Hospital Albert Einstein), Lídia Zytynski Moura (PUC-PR), Miguel Morita (UFPR) e o Dr. Mucio Tavares de Oliveira Jr (Hospital Dia).


Esta série de webinares é organizada por um grupo de especialistas da SBC formado pelos doutores Andrea Brandão (Vice-presidente do Conselho Administrativo da SBC), David Brasil, Paulo Caramori (Coordenador do

Comitê Científico da SBC) e Weimar Sebba Barroso (Membro do Comitê Científico da SBC).


As inscrições são gratuitas. Mais informações em www.canaldewebinares.cardiol.online



Confira a programação completa:


Sábado, 06 de Agosto de 2022 - WEBINAR # 1

10:00 – 11:00 am (BRT) | 9:00 – 10:00 (ET)

Repensando Estratégias Terapêuticas em Insuficiência Cardíaca (IC) Crônica: O Futuro Chegou - Parte I


- 10:00-10:04am (BRT)/ 9:00-9:04am (ET)

Palavras de Abertura: Andréa Brandão (Brasil) / Paulo Caramori (Brasil)

Co-Moderadores: Múcio Tavares de Oliveira Jr (Brasil) e Evandro Tinoco Mesquita (Brasil)

- 10:04-10:16am / 9:04 –9:16am – IC nas Cardiomiopatias: Um breve Resumo das Mensagens Essenciais para os Clínicos

Palestrante: Marcelo Imbroinise Bittencourt (Brasil)

- 10:16-10:28am / 9:16-9:28am - Tratamento da IC com Fração de Ejeção Levemente Reduzida (ICFELR): o que nos dizem as análises pós-especificadas e de subgrupos

Palestrante: John G. F. Cleland (ESC-UK)

- 10:28-10:40am / 9:28-9:40am - Recomendações para a IC com Fração de Ejeção Preservada (ICFEP): Evidências e Tendências Emergentes para o Futuro

Palestrante: Marco Metra (ESC-Italy)

- 10:40-11:00am / 9:40-10:00am – Debatedores: Luís Eduardo Rohde (Brasil) / Fabiana Marcondes Braga (Brasil)


Sábado, 06 de Agosto de 2022 - WEBINAR # 2

11:00 – 12:00 am (BRT) | 10:00 – 11:00 (ET)

Repensando Estratégias Terapêuticas em Insuficiência Cardíaca (IC) Crônica: O Futuro Chegou - Parte II

- 11:00 – 11:04am / 10:00-10:04am

Co-Moderadores: Fernando Bacal (Brasil) e Luís Beck da Silva (Brasil)

- 11:04-11:16am / 10:04-10:16am - Manejando a Interação entre IC e Fibrilação Atrial

Palestrante: Lídia Zytynski Moura (Brasil)

- 11:16-11:28am / 10:16-10:28am - Estratégias para Otimizar a Terapia Farmacológica na IC de Estágio C com Fração de Ejeção Reduzida (ICFER)

Palestrante: Biykem Bozkurt (USA)

- 11:28-11:40am / 10:28-10:40am - Opções Terapêuticas na IC Avançada (Estágio D): O Futuro Chegou?

Palestrante: Nadine Oliveira Clausell (Brasil)

- 11:40am-12:00pm / 10:40-11:00am – Debatedores: Ricardo Mourilhe Rocha (Brasil) / Miguel Morita (Brasil)

195 visualizações