Uso de diuréticos está associado a maior risco de sarcopenia em idosos com hipertensão

Conclusão é de artigo que será publicado na edição de julho/agosto da revista IJCS


A sarcopenia é uma doença que envolve perda de massa muscular esquelética e é altamente prevalente em idosos. Além disso, sua incidência é aumentada em pacientes com hipertensão. A edição de julho/agosto da revista International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), disponível a partir do dia 7/7, trará um estudo que avaliou a associação entre as classes dos medicamentos utilizados para tratamento da hipertensão arterial e a presença ou ausência de sarcopenia.


Os pesquisadores avaliaram 129 idosos hipertensos. O nível de sarcopenia foi medido por parâmetros antropométricos, força e capacidade funcional. Entre os resultados observados, a idade não foi diferente entre as mulheres com diferentes níveis de sarcopenia, contudo diferenças importantes foram vistas entre homens com sarcopenia ausente e aqueles com provável sarcopenia.


A análise mostrou uma associação entre o tipo de medicação e grau de sarcopenia; diuréticos foram significativamente associados com provável sarcopenia e angiotensina. Os bloqueadores dos receptores II (isolados ou em combinação com diuréticos) foram associados à ausência de sarcopenia.


Em conclusão, a força de preensão palmar foi um bom método para diagnosticar a sarcopenia, e os diuréticos foram associados com risco aumentado da doença em idosos hipertensos.


Leia o artigo na íntegra na revista IJCS, edição de julho/agosto de 2022. Acesse: https://ijcscardiol.org/article/use-of-diuretics-is-associated-with-higher-risk-of-sarcopenia-in-older-adults-with-hypertension/


109 visualizações