Uso de diuréticos está associado a maior risco de sarcopenia em idosos com hipertensão
Uso de diuréticos está associado a maior risco de sarcopenia em idosos com hipertensão

30/06/2022, 10:19 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Conclusão é de artigo que será publicado na edição de julho/agosto da revista IJCS

A sarcopenia é uma doença que envolve perda de massa muscular esquelética e é altamente prevalente em idosos. Além disso, sua incidência é aumentada em pacientes com hipertensão. A edição de julho/agosto da revista International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), disponível a partir do dia 7/7, trará um estudo que avaliou a associação entre as classes dos medicamentos utilizados para tratamento da hipertensão arterial e a presença ou ausência de sarcopenia.

Os pesquisadores avaliaram 129 idosos hipertensos. O nível de sarcopenia foi medido por parâmetros antropométricos, força e capacidade funcional. Entre os resultados observados, a idade não foi diferente entre as mulheres com diferentes níveis de sarcopenia, contudo diferenças importantes foram vistas entre homens com sarcopenia ausente e aqueles com provável sarcopenia.

A análise mostrou uma associação entre o tipo de medicação e grau de sarcopenia; diuréticos foram significativamente associados com provável sarcopenia e angiotensina. Os bloqueadores dos receptores II (isolados ou em combinação com diuréticos) foram associados à ausência de sarcopenia.

Em conclusão, a força de preensão palmar foi um bom método para diagnosticar a sarcopenia, e os diuréticos foram associados com risco aumentado da doença em idosos hipertensos.

Leia o artigo na íntegra na revista IJCS, edição de julho/agosto de 2022. Acesse: https://ijcscardiol.org/article/use-of-diuretics-is-associated-with-higher-risk-of-sarcopenia-in-older-adults-with-hypertension/

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta