Universidade do Coração oferece cursos para não médicos no formato EAD

Atualizado: 15 de jul.

Capacitações na área cardiológica são voltadas para fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos


Nem só para médicos a Universidade do Coração SBC (UC/SBC) se dedica a oferecer conteúdo de qualidade a distância. Outros profissionais também podem usufruir de cursos e aulas importantes para sua prática diária.

Entre eles está o “Fisioterapia Cardiovascular baseada em casos clínicos”, que aborda os temas anatomofisiologia, fisiopatologia, fatores de risco da doença cardiovascular, fisioterapia pré e pós-operatório, cardio-oncologia, cardiointensivismo, covid-19, cardiogeriatria, distúrbios do sono, treinamento muscular, terapias integrativas, prescrição do condicionamento físico e reabilitação cardiovascular.

O objetivo é que, ao final do curso, o aluno esteja apto a desenvolver o raciocínio e conduzir o caso clínico do paciente, fundamentado em evidências científicas, além de saber detectar as semelhanças e diferenças entre o paciente da própria prática diária e aqueles que são mencionados em estudos e artigos científicos.

O público-alvo são fisioterapeutas, especialistas em Fisioterapia Cardiorrespiratória e/ou Terapia Intensiva, bem como alunos de graduação em Fisioterapia que queiram atuar e compreender o manejo de pacientes com DCVs em situação aguda ou crônica, no cenário intra-hospitalar e ambulatorial.

A capacitação é composta por 60 aulas assíncronas de aproximadamente 30 minutos cada, distribuídas em 19 módulos, totalizando 30 horas. Mais informações e inscrições, clique aqui.

Já o curso “Nutrição em Cardiologia: Da Teoria à Prática Clínica” tem como objetivo aprimorar a conduta clínica nutricional para prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares e comorbidades associadas. É direcionado para nutricionistas que atuam no atendimento de pacientes cardiovasculares, acadêmicos em nutrição ou medicina e cardiologistas com interesse na área de nutrição e alimentação.

Seu diferencial é trabalhar abordagens de coaching, saúde e bem-estar, ferramentas de adesão e de autocuidado, que são grandes diferenciais para a prática clínica. O profissional precisa preparar o paciente para ser gestor da própria saúde, para que tenha uma nutrição mais eficiente e adequada.


Composto por 14 aulas assíncronas de aproximadamente 30 minutos cada, distribuídas em 14 módulos, o curso totaliza carga horária de 8 horas. Mais informações e inscrições, clique aqui.

Por sua vez, o curso “Atenção Cardiovascular para o Farmacêutico” visa capacitar o profissional a prestar assistência aos pacientes cardiovasculares e /ou familiares com foco na qualidade e segurança. O conteúdo programático foi criado para promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma prática profissional competente.


Os objetivos são fazer com que os farmacêuticos entendam os principais mecanismos fisiopatológicos das enfermidades cardíacas, compreendam as diversas fases do tratamento, exames complementares, perfil clínico, estendendo seu conhecimento pela farmacologia cardiovascular; desenvolvam raciocínio crítico; apliquem os conhecimentos na prática; e atuem em equipe multiprofissional.


São 37 aulas assíncronas de 20 a 30 minutos cada, distribuídas em 8 módulos, totalizando 20 horas. Mais informações e inscrições, clique aqui.

96 visualizações