• Cardiol

Sociedade Europeia de Cardiologia apoia Simpósio Mulheres do Coração

A Sociedade Europeia de Cardiologia - ESC - ressaltou a importância do Simpósio Mulheres do Coração dando o seu apoio ao evento. Foram convidadas as especialistas mais renomadas, nacionalmente, para alicerçar uma discussão científica de grande importância, mas também para valorizar o trabalho da mulher cardiologista, que ainda é minoria no Brasil.

A proporção de médicas aumentou, nos últimos anos, e saltou de 22%, em 1910, para 45,6% em 2018, com predominância das mais jovens. Mas o crescimento das cardiologistas tem velocidade menor e representa atualmente cerca de 30% do total. "Se considerarmos as cardiologistas envolvidas em docência e pesquisa, essa proporção diminui ainda mais. Nos cinco últimos congressos da SBC, apenas um quinto dos palestrantes foram mulheres", conta o presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga que quer mudar essa realidade e comemora o apoio dos europeus.

​ "O Simpósio, que tem a chancela da ESC, a quem agradecemos, pretende ser um divisor de águas e projetar mais as mulheres em nossa profissão", afirma. Marcelo Queiroga já garantiu uma expressiva participação feminina em sua diretoria e nas discussões científicas futuras da entidade.

O Simpósio Mulheres do Coração da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com a SBC/PB, será, de 17 a 18 de maio, no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado, em João Pessoa/PB.

Visite o site www.mulheresdocoracao.org.br

30 visualizações