SOCESP promove campanha pelo Dia do Colesterol

E lança e-book pelo Departamento de Nutrição sobre dislipidemia


As doenças cardiovasculares, consequência direta do colesterol alto, são responsáveis por cerca de 30% de todas as mortes no país, o que corresponde a 400 mil óbitos por ano. O colesterol elevado atinge 40% da população adulta no Brasil e cerca de 20% de crianças e adolescentes. O descontrole é um dos fatores de risco cardiovascular mais relevante podendo causa infarto, AVCs e mortes.


“Uma das ferramentas eficazes para combater este mal não está exclusivamente na farmácia, mas à mesa, apesar de em muitos casos o tratamento medicamentoso ser indispensável. Mas a mudança no cardápio é a condição para controlar o colesterol”, explica Regina Pereira do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP. A entidade lançou o e-book Diálogos com a Nutrição, disponibilizado gratuitamente pela internet e que aborda os aspectos nutricionais da Diretriz de Dislipidemia, traz orientações para a nutrição auxiliar no processo de redução do colesterol. A publicação fez parte da campanha para o Dia Nacional de Controle ao Colesterol Elevado, em 8 de agosto, que ainda contemplou uma série de entrevistas com especialistas, postagem em mídias sociais e na página da entidade sobre o tema.


“Alertar a população faz todo o sentido já que a grande maioria das pessoas não sabe que convive com a dislipidemia e, portanto, não age para combater o problema”, lembra a diretora da SOCESP, Maria Cristina Izar. “Um exame de sangue simples é suficiente para detectar a anomalia. Porém, a constatação é apenas o primeiro passo para o controle, que exigirá mudança no estilo de vida, incluindo prática de atividade física e alterações na dieta”, completa.


Link para o e-book do Departamento de Nutrição da SOCESP: https://socesp.org.br/assets/arquivos/arquivos-site/b9de7c1251ef724bdb5be8deb5150c1d.pdf

158 visualizações