Sessão Solene em comemoração ao Dia do Cardiologista e aos 80 anos da SBC
Sessão Solene em comemoração ao Dia do Cardiologista e aos 80 anos da SBC

23/08/2023, 12:32 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Em comemoração ao Dia do Cardiologista e aos 80 anos da SBC, foi realizada no dia 08 de agosto, a Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília-DF.

A solenidade foi transmitida no canal do YouTube da Câmara e o vídeo na íntegra está disponível no canal da SBC.

O requerente da Sessão Solene, o Deputado Zacharias Calil, fez o pronunciamento inicial homenageando a valorosa contribuição dos cardiologistas brasileiros para a saúde pública.

Na sequência, o Deputado Luis Ovando prestou a sua homenagem: "Como cardiologista ativo há 43 anos, me junto aos meus colegas para esta homenagem."

O Deputado Paulo Fernando Melo da Costa destacou o pioneirismo da Cardiologia brasileira por todos os avanços.

O Deputado Welinton Prado reiterou seu compromisso com os cardiologistas em empreender numa agenda focada na melhoria da assistência cardiovascular.

Juntamente com a Deputada Federal Sílvia Cristina, comprometeram-se com a criação de uma Comissão Especial sobre Doenças Cardiovasculares, cuja expectativa é a de estar pronta ainda esse ano.

A presidente do Conselho Administrativo da SBC, Andréa Brandão, destacou não apenas a relevância da Sociedade, que é uma das maiores do país, mas a importância de políticas públicas para o enfrentamento das doenças cardiovasculares.

Prof. Dr. Gilson Feitosa trouxe fatos importantes sobre a história e os avanços da Cardiologia no país e no mundo e, também, reforçou a importância da SBC enquanto organização, não só por seu legado - lembrando que a Sociedade Brasileira de Cardiologia em seu ano de fundação (1943) foi a 5ª sociedade médica da categoria na América Latina e a 12º no mundo, mas também por seu compromisso com a atualização médica e suas campanhas de prevenção às doenças cardiovasculares junto à população.

Fausto Stauffer, presidente da Sociedade Brasileira do Distrito Federal (SBC/DF) discursou na Sessão Solene, trazendo uma visão sobre o futuro da Cardiologia destacando os avanços em medicamentos, novas tecnologias para a cardiologia intervencionista, além do campo da telemedicina e dos novos dispositivos eletrônicos como os smartwatches.

A cardiologista Mirna de Souza, do Departamento de Cardiologia Pediatrica e Cardiopatia Congênita (SBC/DCC/CP), discursou sobre a importância de uma maior atenção do ponto de vista da saúde pública na atenção à cardiologia pediátrica.

Marcelo Queiroga, como ex-presidente da SBC, falou sobre a importância de trazer o tema da saúde cardiovascular para o Congresso Nacional.

Protásio Lemos reforçou que “Garantir a qualidade da formação de nossos médicos e uma assistência eficiente e acessível são medidas fundamentais para avançarmos nesta agenda.”

Reveja a solenidade aqui

>Confira a galeria de fotos

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta