SBC recomenda vacinação contra a influenza
SBC recomenda vacinação contra a influenza

19/05/2023, 16:07 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Estudos mostram que a ocorrência de infarto é 6 vezes maior nos

pacientes com gripe. A boa notícia é que está bem demonstrado que a vacinação reduz o risco de morte em pacientes com doenças cardiovasculares.

Os surtos de influenza (gripe) causados pelo vírus influenza são considerados uma questão de saúde pública no mundo todo. Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) são impressionantes! Todos os anos 5% a 10% da população mundial é infectada pelo vírus, o que corresponde a 1 bilhão de casos da doença. E a gripe afeta muito os indivíduos com doenças do coração, uma vez que as cardiopatias são mais frequentes na população acima de 60 anos.

Diversos estudos mostram que a ocorrência de infarto é 6 vezes maior nos pacientes com gripe. Além disso, a necessidade de internação por insuficiência cardíaca também aumenta substancialmente durante esses surtos.

A boa notícia é que está bem demonstrado que a vacinação reduz o risco de morte em pacientes que já tiveram infarto do miocárdio, em portadores de insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral em indivíduos hipertensos.

A vacina da gripe está disponível tanto nas unidades públicas de saúde, em que são ministradas as do tipo trivalente (3 cepas), quanto na rede privada, em que estão disponíveis as tetravalentes (4 cepas).

Ambas as vacinas são recomendadas aos pacientes cardiopatas que não tenham contraindicação, sendo eficazes no que se refere à resposta imune ou reações adversas.

Assim, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que todos os cardiopatas sejam vacinados a fim de proteger-se contra as complicações e mortes já mencionadas da gripe.

Acesse o documento assinado pela presidente do Conselho Administrativo (CA) da SBC, Andréa Araujo Brandão e pelo coordenador do Comitê Científico e membro do CA, Denilson Campos Albuquerque.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta