• Cardiol

SBC promove webinar para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Evento on-line gratuito será dia 8 de março, a partir das 20h, e terá a participação da presidente e da vice-presidente do American College of Cardiology


A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove no próximo dia 8 de março, a partir das 20 h, o webinar “Celebrando o Dia Internacional da Mulher”, em referência a data escolhida para reconhecer o esforço das mulheres e afirmar, cada vez mais, o seu papel na sociedade moderna.


O evento on-line, que contará com a partição de líderes femininas da cardiologia nacional e internacional, será a oportunidade de debater sobre as doenças cardiovasculares na perspectiva feminina, promovendo a discussão das experiências para melhor prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que mais causam suas mortes.

A mortalidade por doença cardiovascular corresponde a cerca de um terço dos óbitos por todas as causas, com mortalidade proporcional semelhante nos homens e nas mulheres para esse problema, sendo necessário conscientizá-las de que as doenças cardiovasculares representam o dobro das mortes por todas as neoplasias associadas. Esse fato se reveste de maior importância pelo envelhecimento e adoecimento da população feminina.

“Estima-se que no Brasil a cada 12 minutos, duas mulheres morram em decorrência de doenças cardiovasculares. A prevenção é fundamental. A mulher paga um preço alto pela dupla jornada de trabalho, pelo planejamento familiar e devemos estar atentos a isso. A maneira mais correta de se conseguir uma prevenção eficaz é aumentando o espaço feminino e das cardiologistas no controle das políticas públicas, nas sociedades científicas e na tomada de decisão. Vamos ampliar a participação das mulheres, pois elas sabem cuidar e cuidar bem do coração”, destaca o presidente da SBC, Marcelo Queiroga.


A necessidade de estimular a participação das cardiologistas e das mulheres na discussão das doenças cardiovasculares é um dos motes para a realização do webinar, que terá a presença das especialistas renomadas Athena Poppas e Dipti Itchhaporia, presidente e vice-presidente, respectivamente, do American College of Cardiology (ACC). “A participação das líderes do ACC qualifica ainda mais o nosso evento e mostra que as médicas cardiologistas estão contribuído e muito para o fortalecimento da nossa especialidade, seja no âmbito da assistência, do ensino ou da pesquisa. A presença da cardiologista faz a diferença e é estímulo e empenho para que possamos mudar o cenário nacional e mundial da especialidade. E isso só será possível com a inclusão cada vez maior das cardiologistas em nossa profissão”, ressalta Antonio Carlos Palandri Chagas, presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC e um dos moderadores do webinar “Celebrando o Dia Internacional da Mulher”.


O encontro digital discutirá os temas: características dos procedimentos valvares TAVR/SAVR e doença isquêmica coronariana, ambos em mulheres, e contará ainda com a participação das cardiologistas Carla Janice Baister Lantieri, coordenadora-geral e pesquisadora principal do Programa SBC vai à Escola; Celi Marques Santos, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da SBC; Fabiana Hanna Rached, médica assistente da Unidade de Aterosclerose no Instituto do Coração (Incor), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Gláucia Moraes de Oliveira, coordenadora de Acompanhamento da Gestão e Controle Interno da SBC; José Francisco Kerr Saraiva, diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da entidade; e Marcus Vinícius Bolivar Malachias, professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e governador do Capítulo Brasil do ACC.


O webinar “Celebrando o Dia Internacional da Mulher” é gratuito e as inscrições podem ser feitas no link.

187 visualizações