SBC promove “Movidos pelo Coração” e alerta sobre prevenção e aumento de mortes cardiovasculares
SBC promove “Movidos pelo Coração” e alerta sobre prevenção e aumento de mortes cardiovasculares

13/09/2021, 09:40 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Com transmissão on-line e gratuita, iniciativa conta com atividades culturais para motivar a prevenção e cuidados com a saúde desse importante órgão muscular

O mês de setembro é um período associado à saúde do coração. Para conscientizar e alertar a população sobre as doenças cardiovasculares por meio da cultura, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Ministério do Turismo, a Sanofi e a Bayer iniciaram, no dia 4 de setembro, a 5ª edição do projeto “Movidos pelo Coração”, realizado pela Malagueta Live Brand por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Este ano, a ação será totalmente on-line, transmitida pelo canal do projeto no YouTube e abordará assuntos relacionados à prevenção e identificação de fatores de risco cardiovascular. O projeto conta com uma programação cultural interativa a partir da realização de oficinas para crianças e apresentações artísticas com a temática do coração.

O “Movidos pelo Coração” é motivado pela alta prevalência das doenças cardiovasculares no Brasil. Até o final deste ano, o Cardiômetro, indicador da SBC que contabiliza o número de mortes causadas pelas doenças do coração no país, deve registrar mais de 400 mil óbitos.

Segundo o presidente da SBC, Celso Amodeo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo são conhecidos há anos como prejudiciais à saúde, porém a maioria das pessoas não os controla adequadamente e o coração sofre as consequências. “Precisamos amplificar a mensagem para que a população esteja cada dia mais conscientizada e engajada. As doenças cardiovasculares integram uma verdadeira epidemia evitável e precisamos combatê-la com informação qualificada, tal qual o projeto Movidos pelo Coração possibilita”, ressalta Amodeo.

“Valorizamos como missão gerar impacto positivo na sociedade por meio de iniciativas de educação em prol da saúde, conscientizando e empoderando a população. Uma das ambições que temos na Sanofi é reverter o curso da epidemia de doenças crônicas até 2030, transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde”, afirma Luciana Miranda, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi.

Marcus Bolivar Malachias, um dos fundadores do projeto, conta que a ideia partiu da necessidade da sociedade científica e da área cardiovascular se aproximarem das pessoas. “O Movidos pelo Coração nasceu dessa ideia de mobilizarmos parceiros para nos ajudar nessa missão importante de levar informação à população, porque acreditamos que informação é uma das mais poderosas armas para a prevenção das doenças e para o tratamento precoce que vai salvar vidas. E nada melhor do que a arte para falar do coração”, disse Malachias, que é governador do American College of Cardiology (ACC) Capítulo Brasil e ex-presidente da SBC.

Até 29 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Coração, data que tem por objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde cardiovascular, o público poderá assistir a apresentações de grupos renomados como Corpo, Giramundo, Orquestra Ouro Preto e Instituto Baccarelli. Além disso, a criançada poderá curtir a contação de histórias com a reconhecida contadora Beatriz Myrha e fazer oficinas com o Prendas Minhas. E tem muito mais! Basta conferir a programação completa no site www.movidospelocoração.com.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta