SBC lança pós-graduação em Insuficiência Cardíaca
SBC lança pós-graduação em Insuficiência Cardíaca

17/01/2023, 17:29 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

O curso, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia,

surge para suprir uma forte necessidade na formação de profissionais de alto nível nesta subespecialidade

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), lança um novo curso de especialização em Insuficiência Cardíaca, que certamente irá se converter em uma oportunidade ímpar para a carreira de profissionais da Cardiologia.

A Especialização em Insuficiência Cardíaca é uma pós-graduação que surge para contribuir para formação de profissionais nesta subespecialidade e também para atender a demanda de uma doença com altíssima prevalência, a qual ocupa a posição de destaque entre as enfermidades responsáveis pela geração de custos aos sistemas públicos e privados de saúde. Em formato EAD, o curso tem como objetivo ampliar as competências que permitam classificar, diagnosticar, estratificar, prognosticar, tratar, reabilitar e prevenir a IC.

Envelhecimento da população impacta a IC

A prevalência da Insuficiência Cardíaca é impactada pelo envelhecimento da população. A doença invariavelmente é o evento final em pacientes que anteriormente tiveram outras cardiopatias. Estudos indicam que quando o tratamento é conduzido por profissionais especializados, o desfecho é mais favorável. "É muito importante que tenhamos cada vez mais a oferta de profissionais especializados, uma vez que que existem centros de Insuficiência Cardíaca e a necessidade de profissionais nos hospitais e ambulatórios. Trata-se de um diferencial na carreira dos Cardiologistas que certamente encontrarão oportunidades ao considerarmos a prevalência da doença e o interesse em diminuir seu impacto nos custos", afirma o coordenador do curso, Fernando Bacal.

Curso abordará diretrizes atuais

Além disso, a Insuficiência Cardíaca passou por importantes atualizações. Desta forma, o curso irá abordar as diretrizes brasileira, americana e europeia, mostrando que as atualizações destes documentos foram marcos importantes ao trazerem as evoluções nos tratamentos.

"O tratamento da IC avançou muito, novos medicamentos, novos dispositivos que estão oferecendo aos pacientes a possibilidade melhor de conviver com a doença, ter maior sobrevida e melhor qualidade de vida, o que é muito importante ", aponta Bacal.

Além de todo programa teórico atualizado, o curso oferece, também, a oportunidade de aprendizado prático por meio da discussão de casos reais. Em breve serão divulgados os calendários para a oferta de bolsas de estudos e inscrições. Fique ligado!

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta