SBC lança NCD Academy Brasil, capacitação com foco em Atenção Primária à Saúde
SBC lança NCD Academy Brasil, capacitação com foco em Atenção Primária à Saúde

03/08/2021, 18:35 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Curso é composto por seis módulos e utiliza tecnologia e-learning, uma forma de educação a distância que emprega recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado. Alunos concluintes serão certificados pelo American College Cardiology

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em parceria com o American College of Cardiology (ACC), lança, no próximo dia 3 de agosto, o NCD Academy Brasil, capacitação gratuita voltada para profissionais de saúde que atuam ou têm interesse em atuar com Atenção Primária. Os módulos do curso abordam as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs). Excluindo a Covid-19, atualmente, a maior carga de mortalidade no Brasil pertence às DCNTs, que também são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo. As doenças cardiovasculares e o câncer lideram esse ranking. Mais informações e inscrições AQUI.

Além dos módulos, a SBC também promoverá uma série de webinares, ao vivo, para complementar o curso. O primeiro, no dia 3 de agosto abordará "Novas condutas em dislipidemia e na doença arterial coronariana / New approaches in dyslipidemia and coronary artery disease". Inscrições gratuitas podem ser realizadas AQUI.

O NCD Academy usa tecnologia de e-learning (electronic learning ou aprendizado eletrônico), uma forma de educação a distância que emprega recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado. O aluno pode acessar via computador, smartphone ou tablet, no horário mais conveniente para realizar as atividades. O curso está disponível para sistemas operacionais iOS e Android.

O conteúdo foi desenvolvido através de uma rede de parceria interdisciplinar, de organizações de defesa e sociedades médicas, liderada pelo ACC. As aulas terão especialistas internacionais comparando as diretrizes mais relevantes para identificar, prevenir e gerenciar os fatores de risco para as principais doenças evitáveis da atualidade.

Os participantes que concluírem todos os seis módulos receberão certificado emitido pelo ACC, atestando seu conhecimento dos tópicos do curso e compromisso com a prevenção de doenças.

“NCD é a sigla em inglês para doenças crônicas não-transmissíveis, que no Brasil chamamos doenças não infecciosas, que incluem as cardiopatias e o câncer, sendo as duas primeiras causas de mortes antes da Covid-19. O ACC tem um programa excelente, que é um curso todo organizado e gamificado, já dentro dessas plataformas de aprendizado moderno, cujo acesso pode ser computador, celular ou tablet. O aluno vai entendendo o jogo de conhecimentos e ao final de cada módulo presta uma prova. Ao completar todos os módulos, o participante é certificado como um profissional de saúde que foi formado para a Atenção Primária à Saúde”, fala o governador do ACC Capítulo Brasil e ex-presidente da SBC, Marcus Bolivar Malachias.

A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A educação abrangente sobre DCNTs para profissionais desde o nível básico de atendimento ao paciente é de importância crítica, dados os fatores de risco altamente prevalentes e os impactos dessas doenças sobre a qualidade e a expectativa de vida da população global.

O NCD Academy é destinado a médicos da atenção básica e profissionais de saúde, bem como profissionais recém-formados, residentes e estudantes do último ano de medicina.

A SBC também promoverá uma série de webinares, ao vivo, para complementar o curso. Serão cinco conferências online, sendo quatro delas sobre fatores de risco e doenças cardiovasculares, em português, com palestrantes do Brasil. O último webinar será em inglês, com tradução simultânea para o português, abordando os novos desafios da medicina moderna. Inscrições gratuitas podem ser realizadas AQUI.

Confira a programação:

Webinares NCD Academy Brasil

Dia 3 de agosto

Novas condutas em dislipidemia e na doença arterial coronariana / New approaches in dyslipidemia and coronary artery disease

Palestrantes: Marcus Bolivar Malachias, governador do ACC Capítulo Brasil; Raul Dias dos Santos, conselheiro do Departamento de Aterosclerose da SBC e vice-presidente da Rede Iberoamericana de Hipercolesterolemia Familiar; e Otávio Rizzi Coelho, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Dia 17 de agosto

Novas condutas em diabetes tipo 2 e doença arterial periférica / New approaches in type 2 diabetes and peripheral arterial disease

Palestrantes: Marcus Bolivar Malachias, governador do ACC Capítulo Brasil; Marcello Bertolucci, endocrinologista, professor da UFRGS e coordenador do Departamento Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); e David Brasil, diretor de Pesquisa da SBC.

14 de setembro

Novas condutas em hipertensão arterial e na insuficiência cardíaca / New approaches in hypertension and heart failure

Palestrantes: David Brasil, diretor de Pesquisa da SBC; Marcus Bolivar Malachias, governador do ACC Capítulo Brasil; e Lydia Zytynski Moura, professora titular da Escola de Medicina da PUC/RS.

28 de setembro

Novas condutas na fibrilação atrial e no AVC / New approaches in atrial fibrillation and stroke

Palestrantes: Marcus Bolivar Malachias, governador do ACC Capítulo Brasil; Olga Ferreira de Souza, cardiologista e diretora administrativa da SBC; e Sheila Martins, neurologista e presidente da Rede Brasil AVC.

26 de outubro

Desafios emergentes da moderna medicina / Emerging challenges of the modern medicine

Palestrantes: Marcus Bolivar Malachias, governador do ACC Capítulo Brasil; David Brasil, diretor de Pesquisa da SBC; Antônio Carlos Palandri Chagas, presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC; Marcia Mackdisse, educadora, mentora e consultora em Value Based Healthcare (VBHC); e mais dois nomes a confirmar.

Mais informações e inscrições para o NCD Academy Brasil AQUI.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta