• Cardiol

SBC lança treinamento de emergências cardiovasculares

Atualizado: 15 de Dez de 2020

TECA 360 é um curso da entidade desenvolvido em parceria com a Paciente 360®, única plataforma de simulação de casos clínicos com pessoas reais e tem como base a Diretriz Brasileira de Parada Cardiorrespiratória e Emergência Cardiovascular

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançará, em janeiro, o TECA 360, um curso em formato prático, dinâmico e interativo e que tem como base a Diretriz Brasileira de Parada Cardiorrespiratória e Emergência Cardiovascular, desenvolvida pela própria entidade em 2019, assim como o consenso mais recente do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR).


Desenvolvido por especialistas em emergência cardiovascular, seguindo critérios inovadores de didática e treinamento, o curso será uma experiência única, muito útil e indispensável para profissionais que atuam em unidades hospitalares e pré-hospitalares com emergência médica no Brasil. O foco em emergência cardiovascular é um padrão inédito e customizado para o profissional brasileiro.


A capacitação foi concebida por meio de parceria com a “Paciente 360®”, única plataforma de simulação de casos clínicos com pessoas reais, onde se pode interagir e decidir cada etapa da consulta médica. Com ela o usuário atenderá o paciente fazendo as perguntas adequadas na anamnese, realizará o exame físico, terá acesso a todos os exames laboratoriais e de imagem do paciente para no final decidir a melhor conduta.


Dividido em dois módulos, o TECA 360 terá um primeiro momento em formato digital e um posterior presencial. O módulo virtual será composto por nove webaulas, envolvendo 12 casos clínicos, que perpassarão pelo pré, durante e pós parada cardiorrespiratória. Ao final será emitido um certificado de conclusão desta primeira parte do curso.


De posse do certificado do módulo online, o participante estará apto a realizar, em até seis meses após o primeiro momento da capacitação, o treinamento presencial. No módulo prático, o aluno é preparado e capacitado para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos sobre ressuscitação cardiopulmonar do adulto em parada cardiorrespiratória, esclarecendo as dúvidas com instrutores altamente qualificados.


É um método avançado que integra teoria e prática de forma educativa e moderna. Após avaliação, o profissional receberá a carteira oficial do TECA 360, com validade para dois anos.


“O modelo de aprendizado do TECA 360 é semelhante ao utilizado pelo American Heart Association. Estamos trazendo inovação para a cardiologia brasileira. É válido ressaltar que para obter a certificação oficial é necessário que o aluno realize tanto o online quanto o presencial. O certificado de realização do módulo online não o habilita como um indivíduo devidamente treinado”, explica o presidente da SBC, Marcelo Queiroga.


Segundo ele, o objetivo da entidade é capacitar o máximo de profissionais e o uso do formato digital é justamente para se atingir essa maioria de médicos e enfermeiros pelo Brasil inteiro. A modalidade presencial será ofertada para quem realizou o online, ou seja, esta é um pré-requisito de participação. Com a conclusão do virtual somado ao presencial e de posse da carteira oficial do TECA 360, os cardiologistas terão, entre outros, a possibilidade de obter maior pontuação em provas de residência. De todo modo, o valor do aprendizado é maior que o valor da certificação.


“Unindo online com presencial, conseguiremos promover mais cursos TECA durante o ano. No digital faremos duas turmas em um dia, o que por si só já dobra a capacidade de treinamento desses alunos. Durante a pandemia cada turma terá capacidade de 24 alunos e serão abertas de acordo com a demanda. A modalidade online é mais importante agora por conta da pandemia, mas o presencial deverá ocorrer em conjunto para que o aluno receba sua carteirinha ao final. Independentemente, com o curso online, o médico já terá uma melhor postura do que fazer e como agir em uma situação de emergência”, garante Queiroga.


Para o presidente da SBC, a sociedade mundial entendeu a importância da assistência médica de qualidade, que perpassa pelo treinamento de recursos humanos. É por isso que a entidade lança o TECA 360, treinamento especializado e qualificado para que os profissionais sejam capacitados de acordo com referências mundiais. O curso online vai pulverizar exponencialmente um treinamento que nunca houve no Brasil e no mundo, com foco no paciente humanizado.


Confira os temas que serão abordados no TECA 360: Arritmias; Desfibrilação; Marca passo cardíaco; Técnicas intravenosas; Farmacologia cardiovascular; Síndromes coronárias; Insuficiência Coronariana Aguda; Insuficiência Cardíaca Descompensada; Acidente vascular cerebral (AVC); Ressuscitação cerebral; Aspectos éticos; Técnicas de ventilação com e sem equipamentos; Ressuscitação cardiorrespiratória; Treinamento em desfibriladores semiautomáticos; Time de Resposta Rápida.


As inscrições para a primeira turma serão abertas no mês de janeiro e poderão ser feitas por médicos, bem como enfermeiros e estudantes do último ano de ambas as graduações. Mais informações pelo e-mail cursos@cardiol.br.

568 visualizações

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

Contato: Clique aqui

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

Contato: Clique aqui

E-mail: sbc@cardiol.br

Redes Sociais

  • LinkedIn ícone social
  • workplace-logo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • workplace-logo
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram