SBC lança nova edição de seu livro-texto
SBC lança nova edição de seu livro-texto

29/01/2021, 14:51 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Obra que reúne os mais recentes avanços da cardiologia e é fonte para profissionais que buscam educação continuada será lançada dia 2 de fevereiro, às 19h, no canal do Youtube da entidade

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lança no próximo dia 2 de fevereiro, às 19h, a 3ª edição de seu Livro-Texto, com o selo da Editora Manole. A obra sintetiza a filosofia científica e o compromisso da entidade com a qualidade da educação continuada e serve como importante fonte de consulta para a preparação dos candidatos ao Título de Especialista em Cardiologia. A atualização do material ocorre seis anos após a 2ª edição. O evento de lançamento será transmitido pelo Youtube.

A nova edição da publicação vai ao encontro da tendência acadêmica mundial de produção de conteúdos objetivos, claros e acessíveis. A obra se propõe a oferecer conteúdo mais pragmático, com recursos gráficos que destacam as informações mais relevantes e práticas. Assim, os assuntos permanecem abrangentes e mantêm a excelência científica da SBC.

O projeto gráfico moderno realça a divisão dos assuntos, pautada nas síndromes, de forma que cada capítulo apresenta desde semiologia, fisiopatologia e exames clínicos até o manejo adequado a elas, enfatizando riscos, complicações, problemas e erros comuns.

São 21 capítulos, construídos com o envolvimento integrado de todos os departamentos científicos e grupos de estudo da SBC. Todos foram revisados observando a conformidade com as diretrizes nacionais e internacionais, com a robustez da cardiologia baseada em evidências e com o compromisso de uma prática cardiológica de alta qualidade.

A apresentação da coletânea é assinada pelo presidente da SBC, Marcelo Queiroga, que a descreve como “extraordinária obra, que resulta da grande cooperação entre os principais cardiologistas do Brasil. Trata-se de uma publicação que reúne os mais recentes avanços da especialidade, de forma concisa e, sem dúvidas, será de enorme valor para toda a comunidade cardiológica, sobretudo para quem está em busca de formação médica contínua e atualizada. Em outras palavras, constitui um livro-texto de cardiologia que atenderá os anseios da comunidade médica brasileira, que exprime o compromisso sedimentado no âmbito da SBC e seus departamentos científicos especializados”.

De acordo com Queiroga, o corpo editorial, liderado pelo professor do curso de pós-graduação da Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul, diretor-científico do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e ex-presidente da SBC, Iran Castro, esmerou-se para preservar os fundamentos das edições anteriores, atualizando o conteúdo e trazendo os novos temas contemporâneos que espreitam a prática da cardiologia.

Os editores reuniram um grupo muito qualificado de colaboradores, que em harmonia produziram um trabalho exitoso, resultando em capítulos sucintos, abrangentes, educativos e bem ilustrados.

“Em síntese, os editores e os autores superaram todas as expectativas e produziram esta excelente obra. Eu a recomendo a todos aqueles que atuam no campo das doenças cardiovasculares. Estudiosos dedicados à ciência básica, clínica ou translacional, clínicos, residentes, pesquisadores e farmacologistas, todos poderão se beneficiar das informações encontradas em capítulos específicos, bem como da abrangência e profundidade do conhecimento apresentado no livro”, garante Queiroga.

Estrutura

Para a nova versão do Livro-Texto, a Comissão Editorial indicou um nome de autor por tema, cuja missão foi redigir o texto de forma completa. Os autores contaram com a colaboração de colegas de acordo com a sua necessidade, contanto que fossem todos sócios adimplentes e detentores do título de Especialista da SBC, com reconhecida expertise na área.

Os editores, de forma democrática, escolheram os temas e os respectivos autores. Em seguida, um grupo de revisores foi designado para cumprir a árdua tarefa de compactar e formatar os capítulos na linha editorial proposta.

Saiba quais são os temas que compõem os 21 capítulos da 3ª edição do Livro-Texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia:

1. Epidemiologia e Prevenção

2. Hipertensão Arterial

3. Dislipidemia e Aterosclerose

4. Doença Coronariana Aguda

5. Doença Coronariana Crônica

6. Doenças do Miocárdio, Doença Pericárdica e Tumores Cardíacos

7. Insuficiência Cardíaca

8. Arritmias

9. Doenças Valvares e Febre Reumática

10. Endocardite Infecciosa

11. Cardiologia Pediátrica e Cardiopatias Congênitas do Adulto

12. Cardiopatia e Gravidez

13. Ressuscitação Cardiopulmonar do Básico ao Avançado

14. Cardiogeriatria

15. Doenças Sistêmicas e Oncológicas e o Coração

16. Avaliação Pré-operatória da Cirurgia não Cardíaca

17. Aortopatia

18. Vasculopatias

19. Tromboembolismo Venoso

20. Espiritualidade

21. COVID-19

Lançamento

O lançamento da 3ª edição do Livro-Texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia ocorre no próximo dia 2 de fevereiro, às 19h, com transmissão pelo Youtube. Acompanhe!

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta