SBC lança cartilha sobre os impactos da atividade física na saúde cardiovascular
SBC lança cartilha sobre os impactos da atividade física na saúde cardiovascular

08/04/2022, 17:06 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Ação integra a campanha “Falando de Coração”, realizada em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física

No último dia 6 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Atividade Física, ação fundamental para o pleno desenvolvimento humano e que deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos, como preconiza o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Como faz todos os anos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) preparou uma campanha em alusão à data para salientar a importância dos exercícios, principalmente para o sistema cardiovascular e cardiorrespiratório.

80% das doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com prevenção, por isso a campanha "Falando de Coração" visou conscientizar a todos sobre a importância da prevenção para a saúde cardiovascular. Nesse contexto, a entidade lançou uma cartilha em alusão à data. O material aborda os impactos da atividade física na saúde cardiovascular da infância à vida adulta. Nela é possível encontrar informações importantes para quem quer começar ou para quem já está praticando alguma atividade. O importante é não ficar parado, não importa a idade!

Você sabia que até bebês precisam se exercitar? Uma tabela com as recomendações por idade indica o tempo recomendado para cada faixa etária, tipo de atividade, intensidade e lista alguns benefícios. A regional SBC da Paraíba, inclusive, se comprometeu a imprimir o material para divulgação local.

Acesse o portal: www.coracao.org.br e baixe a cartilha gratuitamente.

Campanha digital

A SBC também disponibilizou conteúdo digital que qualquer pessoa poderia utilizar em suas redes sociais, grupos de aplicativos de mensagens, e-mails, sites e outros meios de comunicação, ampliando, assim, a divulgação.

Para maior engajamento, foi pedido que ao utilizar as artes se marcasse a SBC nas postagens e utilizasse a hashtag #falandodecoracao. Ao menos 12 mil pessoas foram impactadas com a mensagem da campanha pelas redes sociais da SBC (científico e leigo). As regionais de Santa Catarina e Piauí aderiram à campanha e repostaram em seus perfis, assim como as redes do PPGCM/Unifor, do Premier Cardio, ICIRV e IntercardioSaude.

A atividade física reduz a probabilidade de diabetes, melhora o controle da hipertensão arterial e a saúde mental, aumenta a força, a flexibilidade das articulações, a coordenação e o equilíbrio. “Quanto mais envelhecemos, mais benefícios temos com as atividades físicas. Por isso, elas devem fazer parte da nossa vida, diariamente”, expõe Valdir Pereira Aires, salienta Valdir Pereira Aires, membro do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC) da SBC.

Especificamente sobre o coração, a atividade física melhora a capacidade cardiorrespiratória, ou seja, quem pratica regularmente reduz a probabilidade de doenças vasculares e aumenta a expectativa de vida. O exercício físico também aumenta a vasodilatação arterial, reduz a possibilidade de deposição de gorduras nos vasos e diminui a inflamação da parte interna dos vasos (endotélio), ajudando a evitar o processo de aterosclerose.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta