SBC e Arpen-Brasil firmam parceria para divulgação de óbitos por Doenças Cardiovasculares
SBC e Arpen-Brasil firmam parceria para divulgação de óbitos por Doenças Cardiovasculares

26/06/2020, 08:57 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Dados serão disponibilizados no Portal da Transparência

a partir desta sexta-feira (26)

Para contribuir com a saúde dos brasileiros e em busca por transparência com informações sólidas para serem utilizadas para análise e tomada de decisão de políticas públicas, baseadas em dados reais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Arpen-Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil) uniram-se para disponibilizar no Portal da Transparência um novo módulo que traz os números de óbitos por doenças cardiovasculares desde o início da pandemia.  

O Portal da Transparência atualiza dinamicamente seus dados e disponibiliza para a sociedade um panorama da situação do novo coronavírus no Brasil e sua atualização diária permite um acompanhamento detalhado da evolução da pandemia da Covid-19 no Brasil, sendo possível orientar a adoção de políticas públicas.

“Essas informações são fundamentais para esclarecer o impacto da pandemia da Covid-19 nos óbitos por doenças cardiovasculares, e, assim, definir melhor relação do novo coronavírus com o coração”, explica o presidente da SBC, Marcelo Queiroga. “Além da importância epidemiológica, o mapeamento adequado do problema permitirá a adoção de medidas que resultem em diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares.”

Mesmo com as limitações próprias desse tipo de registro, o qual é sujeito a eventual retardo no recebimento dos dados, têm-se uma importante fonte de informações à sociedade brasileira. A SBC é parceira da Arpen Brasil para auxiliar na análise, interpretação e consolidação dos dados obtidos, com o apoio de médicos e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“O Portal da Transparência do Registro Civil se mostrou um importante instrumento de informações à sociedade e ao Poder Público, gerando o interesse de outras áreas em mapear o impacto da pandemia em sua especialidade”, diz o vice-presidente da Arpen-Brasil, Luis Carlos Vendramin Júnior. “A parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, que nos ajudou a desenvolver os critérios para o Portal, coloca à disposição dos médicos os dados para uma análise criteriosa dos impactos da COVID-19 na sociedade”.

Com o lançamento dos dados de óbitos causados por doenças cardiovasculares será possível fazer um balanço deste ano com o ano passado no Brasil. Pode-se, por exemplo, responder-se se durante a pandemia da COVID-19 houve excesso de óbitos por doenças cardiovasculares e sua relação com a infecção pelo novo coronavírus. “São dados importantes para esclarecer o impacto da redução dos atendimentos nas urgências cardiológicas com os óbitos por doenças cardiovasculares”, finaliza Queiroga.

Os dados serão disponibilizados no Portal da Transparência a partir desta próxima sexta-feira, no endereço span>https://transparencia.registrocivil.org.br.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta