SBC e ACC promovem 1º Simpósio Virtual Internacional de Cardio-Oncologia
SBC e ACC promovem 1º Simpósio Virtual Internacional de Cardio-Oncologia

28/08/2020, 10:30 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Evento on-line gratuito será no dia 12 de setembro e vai discutir as experiências para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das duas enfermidades líderes em óbitos no mundo

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove no próximo dia 12 de setembro, a partir das 8h30, o 1º Simpósio Virtual Internacional de Cardio-Oncologia. O evento on-line, com inscrições livres, será mais uma parceria com American College of Cardiology e vai debater sobre as doenças cardiovasculares e oncológicas e discutir sobre as experiências para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das duas enfermidades que mais causam óbitos no mundo.

O presidente da SBC, Marcelo Queiroga, explica que a transição demográfica é um dos motivos de aumento da prevalência do câncer e das doenças cardiovasculares, que os fatores de risco das doenças cardiovasculares são semelhantes em diversos tipos de câncer e relevantes, tanto mecanisticamente quanto epidemiologicamente, para múltiplos regimes de tratamento, pois eles podem se relacionar a cardiotoxicidade. “Os pacientes oncológicos ainda têm risco cirúrgico mais elevado e maior probabilidade de desenvolver complicações como arritmias cardíacas e eventos tromboembólicos. Por isso, é necessário ter um olhar espacial para esse contexto médico.”

As grandes prioridades no campo da cardio-oncologia – uma nova fronteira do conhecimento científico da cardiologia – são a identificação, o tratamento e a prevenção de fatores de risco de doenças cardiovasculares em pacientes com câncer e sobreviventes dessa doença. Nesse contexto, importantes esforços de pesquisa estão voltados à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento desses pacientes. “Há uma necessidade fundamental de se expandir a educação em cardio-oncologia entre os especialistas das áreas cardiológica e oncológica”, destaca Queiroga.

Neste evento on-line internacional, a SBC juntamente com o ACC e os principais especialistas da área vão debater os recentes avanços, com base nas melhores evidências científicas disponíveis na área. Serão enfocadas as recentes publicações no Journal of the do American College of Cardiology (JACC Cardio-Oncology) e nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol). Também será apresentada a Diretriz Brasileira de Cardio-oncologia em detalhes, com discussão das recomendações, e as diretrizes da European Society for Medical Oncology (ESMO).

O 1º Simpósio Virtual Internacional de Cardio-Oncologia traçará o panorama atual da cardio-oncologia e terá como temas: epidemiologia, diagnóstico/predição, manejo de tratamentos novos e convencionais para o câncer; avanços da ecocardiografia na disfunção cardíaca relacionada à terapia do câncer; imagem avançada em cardio-oncologia; amiloidose de cadeia leve: diagnóstico e fundamentos no manejo; pesquisas em andamento no Brasil; intervenção coronariana em pacientes com câncer; procedimentos cardiovasculares minimamente invasivos; e biomarcador mecanístico e predição de risco de imagem na cardio-oncologia.

Segundo Ludhmila Abrahão Hajjar, diretora de Ciência Tecnologia e Inovação da SBC, no Brasil, há estudos que demonstram que no paciente com câncer de mama, por exemplo, a principal causa de mortalidade cinco anos após a doença neoplásica é a doença cardiovascular. Por conta deste chamado epidemiológico é importante fazer com que a cardio-oncologia esteja disseminada no que se refere às suas práticas. “É uma subespecialidade da cardiologia que não exige muito investimento, mas treinamento teórico, cumprimento de protocolos, uma avaliação diagnóstica especializada. E é o que a SBC está propondo com a realização do 1º Simpósio Virtual Internacional de Cardio-Oncologia, levando a expertise, a capacitação ao cardiologista e, com isso, promovendo o cuidados especializados aos pacientes oncológicos, que hoje são inúmeros”, ressalta.

Neste sábado, dia 29 de agosto, a SBC promove a primeira live referente ao simpósio, pelo seu Instagram, às 17h, com o diretor-geral do Centro de Cardiologia no Hospital Sírio-Libanês e diretor clínico e de Cardiologia do Instituto do Coração (Incor), Professor Dr. Roberto Kalil Filho, um dos palestrantes do evento internacional de cardio-oncologia. Participe desta transmissão ao vivo acessando www.instagram.com/sbc.cardiol/.

Mais informações e inscrições para o 1º Simpósio Virtual Internacional de Cardio-Oncologia no site www.cardio-oncology.cardiol.br/.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta