SBC divulga lista de palestrantes internacionais confirmados para o congresso deste ano

Participação de palestrantes do mundo inteiro confere grande diversidade à abordagem dos variados temas da cardiologia


As expectativas são grandes para o 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece em paralelo com o Congresso Mundial de Cardiologia, de 13 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro. E não é para menos: a três meses do evento, cerca de 30 palestrantes internacionais já confirmaram presença.


O maior número vem dos Estados Unidos: Ana Barac, diretora regional do programa Cardio-Oncológico no MedStar Heart and Vascular Institute; Athena Poppas, chefe da Divisão de Cardiologia e Diretora do Instituto Cardiovascular Lifespan; Biykem Bozkurt, diretora do Winters Center for Heart Failure no Baylor College of Medicine; Dhruv Kazi, diretor associado no Smith Center for Outcomes; Donald Lloyd-Jones, presidente do American Heart Association; Edward Fry, presidente da Ascension National Cardiovascular Service Line; e Eugene Braunwald, especialista em medicina cardiovascular no Brigham and Women’s Hospital (BWH).


Também dos Estados Unidos, estão confirmados Maurice Enriquez-Sarano, cientista sênior do Valve Science Center; Michael Mack, diretor médico de cirurgia cardiotorácica da Baylor Scott & White Health; Michelle Albert, diretora do Center For The Study Of Adversity And Cardiovascular Disease; Peter Libby, presidente da International Atherosclerosis Society (IAS); Richard Chazal, especialista em cardiologia em Fort Myers; Roxana Mehran, professora de medicina do Mount Sinai, conhecida por seu trabalho em cardiologia intervencionista; Thomas A. Gaziano, especialista em medicina cardiovascular no Brigham and Women’s Hospital (BWH); e Valentin Fuster, diretor do Mount Sinai Heart e médico-chefe do Hospital Mount Sinai.


Dois importantes profissionais do México marcarão presença: Carlos Aguilar-Salinas, reconhecido por suas contribuições como pesquisador, professor e clínico no estudo de dislipidemias e diabetes tipo 2 no México; e Luis Alcocer Díaz-Barreiro, diretor-geral do Instituto Mexicano de Saúde Cardiovascular.


Da Alemanha, participarão Eberhard Grube, chefe do Centro de Intervenções Inovadoras em Cardiologia (CIIC) do Hospital Universitário de Bonn e professor consultor do InCor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP; Gerhard Hindricks, diretor médico do Leipzig Heart Center e editor-chefe da Revista EP Europace; além de Stephan Achenbach, chefe do departamento de Cardiologia e professor de medicina na Universidade de Erlangen, Alemanha.


Chiara Bucciarelli-Ducci, CEO da Society for Cardiovascular MRI, e Sven Plein, vice-presidente da Society for Cardiovascular Magnetic Resonance, também estarão presentes, diretamente do Reino Unido.


O congresso terá, ainda, palestras de Salim Yusuf (Canadá), fundador e diretor executivo do Population Health Research Institute (PHRI); Patricio López-Jaramillo (Colômbia), reitor na Universidade de Santander (UDES); Jacob Tfelt-Hansen (Dinamarca), representante nacional de saúde na União Europeia; Teresa López-Fernández (Espanha), vice-presidente da International Cardio-oncology Society; e Diederick (Rick) Grobbee (Holanda), epidemiologista e professor na Universidade de Utrecht.


Os palestrantes internacionais agregam conhecimento ao evento por trazerem experiências de diferentes países e culturas, permitindo uma troca rica e imprescindível para o desenvolvimento da cardiologia em nível mundial.


Sobre o evento

O 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia e o Congresso Mundial de Cardiologia acontecerão de 13 a 15 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. O Mundial ocorreu no Brasil, em 1998, também na capital fluminense, quando reuniu cerca de 20 mil participantes.


Desde 1950, o evento liderado pela World Heart Federation tem se destacado no calendário da especialidade, oferecendo uma perspectiva verdadeiramente global sobre a saúde do coração e reunindo milhares de profissionais da cardiologia de todo o planeta, com o objetivo comum de reduzir o impacto das doenças cardiovasculares no mundo.


Já o Congresso Brasileiro de Cardiologia vem se firmando como um dos mais importantes eventos da especialidade na América Latina e o quarto maior do mundo. Com o Mundial, a SBC espera uma edição com recorde de público. Inscrições e mais informações: www.sbc2022.com.br.

177 visualizações