SBC divulga edital para exame do Título de Especialista em Cardiologia 2021
SBC divulga edital para exame do Título de Especialista em Cardiologia 2021

15/06/2021, 16:15 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Inscrições vão de 7 de julho a 8 de setembro e prova será realizada exclusivamente on-line, no dia 12 de dezembro. Objetivo é distinguir o profissional médico apto a exercer a especialidade de Cardiologia Clínica

As inscrições para o Exame para Obtenção do Título de Especialista em Cardiologia (TEC) 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), serão abertas no próximo dia 7 de julho e seguem até 8 de setembro. Este ano, a prova teórica será realizada exclusivamente on-line, no dia 12 de dezembro. O edital com as informações completas já está disponível AQUI.

O exame do TEC tem como objetivo distinguir o profissional médico apto a exercer a especialidade de Cardiologia Clínica, que tenha apresentado formação médico-científica adequada, de acordo com a SBC e a legislação vigente.

A taxa de inscrição para sócios quites da SBC e/ou da Associação Médica Brasileira (AMB) é de R$ 1.640,00. Para não sócios e sócios não quites, a taxa é de R$ 3.280,00. O sócio não quite com a SBC terá até o dia 1º de setembro para quitar o seu débito e realizar a inscrição como sócio quite pelo site: https://www.portal.cardiol.br/quite-sua-anuidade.

São requisitos cumulativos à inscrição do candidato estar formado há pelo menos quatro anos em 8 de setembro de 2021, ou seja, formado, no máximo, até 8 de setembro de 2017, por faculdade de Medicina reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e encontrar-se regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM).

A documentação completa exigida para as inscrições pode ser conferida AQUI.

Todos os candidatos ao TEC serão submetidos à análise curricular, que levará em conta aspectos da formação técnica, produção científica e atividades de atualização em Cardiologia, conforme documentação cadastrada no sistema de inscrições e comprovada pelo candidato por meio de cópias dos certificados, a serem entregues dentro dos prazos estabelecidos.

Após essa etapa, haverá a prova teórica, composta de 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, dividido em dois blocos de 50 perguntas, que versarão sobre temas gerais da Cardiologia, com vistas à verificação da boa formação de um especialista em Cardiologia.

Serão enfocados, prioritariamente, aspectos práticos da especialidade, com base em livro-texto de Cardiologia (Braunwald, Tratado de Doenças Cardiovasculares. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 2200 p. (versão português); no Livro- texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia (CASTRO, Iran (ed.). Livro-texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 3. ed. São Paulo: Manole, 2021. 976 p.) e nas diretrizes e posicionamentos da SBC publicadas no período de 1º de janeiro de 2015 até o dia 31 de maio de 2021.

O resultado será divulgado em até 48 horas após o exame. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 84 pontos na soma da prova teórica e da análise curricular.

O edital na íntegra para o Exame para Obtenção do Título de Especialista em Cardiologia (TEC) 2021 está disponível AQUI.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta