SBC comemora Dia Mundial da Atividade Física com diversas atividades
SBC comemora Dia Mundial da Atividade Física com diversas atividades

04/04/2022, 14:40 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

A entidade fará ações digitais, como a veiculação de vídeos nas redes sociais e notícias em diversas mídias para levar sua mensagem às comunidades

Está chegando uma data muito importante para a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril). Como é sabido, o exercício físico é muito importante para a saúde, principalmente para o sistema cardiovascular e cardiorrespiratório, além de reduzir a probabilidade de diabetes, melhorar o controle da hipertensão arterial, colaborar para a saúde mental, aumentar a força, a flexibilidade das articulações e a coordenação motora.

Em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o plano de ação global para a atividade física 2018-2030, cujo objetivo é fazer com que todos os países reduzam a inatividade em 15% até 2030. “Neste Dia Mundial da Atividade Física, a SBC fará ações digitais, como a veiculação de vídeos nas redes sociais e notícias em diversas mídias para levar essa mensagem às comunidades. Se a atividade física fosse praticada, muitas mortes seriam evitadas”, salienta Valdir Pereira Aires, membro do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC) da SBC.

A data faz parte do calendário temático da campanha Falando de Coração, promovida pela Comissão de Prevenção em Saúde, do Comitê de Pesquisa e Inovação da SBC. As ações da campanha buscam levar conteúdo em prol da saúde para a comunidade e informar os benefícios dos exercícios físicos e os malefícios do comportamento sedentário. “As pessoas precisam refletir se, na realidade, estão cuidando da sua saúde apropriadamente. O exercício físico associado ao padrão de alimentação saudável proporciona melhor qualidade de vida. Esse é o nosso recado”, expõe Aires.

Além das ações digitais promovidas pela SBC, o DERC também promoverá ações presenciais no dia 9 de abril. Uma programação especial acontecerá a partir das 8 horas no Anfiteatro do Parque Cidade de Salvador, na Bahia, com palestras sobre sedentarismo, treinamento funcional e aula de dança zumba.

Webinar

A SBC e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) retomam no mês de abril o Projeto Cuidando do Coração com um webinar para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física. O encontro virtual será no dia 6 de abril, às 15 horas, com transmissão ao vivo e gratuita pelo canal do YouTube do Conasems.

O tema discutido será “Atividade física na atenção primária: como avaliar e orientar o paciente que está iniciando?”. Os nomes do palestrante e do moderador do evento serão divulgados nos próximos dias.

Essa série de webinares visa promover, conjuntamente, a educação de equipes de saúde dedicadas à atenção primária de municípios brasileiros nos temas relativos à prevenção das doenças cardiovasculares.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta