SBC avança em projetos de relações internacionais ao participar do Congresso do ACC.2023
SBC avança em projetos de relações internacionais ao participar do Congresso do ACC.2023

24/03/2023, 10:03 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

O membro do Conselho Administrativo, Paulo Caramori, que assumiu no início deste ano a coordenação do Comitê de Relações Internacionais, representou institucionalmente a SBC

A Sociedade Brasileira de Cardiologia participou de um dos grandes eventos da cardiologia global deste ano de 2023, o Congresso do American College of Cardiology (ACC), realizado neste mês de março, em New Orleans.

O membro do Conselho Administrativo, Paulo Caramori, que assumiu no início deste ano a coordenação do Comitê de Relações Internacionais, representou institucionalmente a SBC e conduziu uma série de encontros bilaterais com as principais sociedades de cardiologia do mundo.

Caramori esteve acompanhado de outros membros do Conselho Administrativo, como a presidente Andréa Araujo Brandão, Denilson Albuquerque, Sérgio Montenegro e do Superintendente Administrativo da SBC, Luiz Felipe Costamilan.

"Participamos de um ambiente excepcional para a realização destes encontros institucionais entre a SBC e outras importantes sociedades de cardiologia de vários países, o que se demonstrou ser muito produtivo", destaca Caramori, que também assumiu a posição de governador no ACC, responsável pela programação em português do Congresso, direcionada ao público brasileiro. Diversas ações em parceria entre a SBC e o ACC já estão em andamento e, neste ano, novas iniciativas foram estruturadas, especialmente no campo do Advocacy, que prevê iniciativas junto ao Poder Público, em especial ao Poder Legislativo, visando a melhorias na qualidade da assistência cardiovascular.

Demais agendas ESC A SBC também se reuniu com a presidência da European Society of Cardiology, a ESC. Na oportunidade, foi assinado um documento chamado Memorandum of Understanding, que regerá as relações da SBC com o ESC pelos próximos 5 anos. Este memorando foi construído na formalização das relações entre a SBC e a ESC que já ocorrem há muitos anos. Especificamente neste ano, os dois grandes objetivos buscados serão a potencial cooperação da SBC com o Exame ESC, que em alguns países é utilizado para a renovação do Título em Cardiologia e, em outros, como prova de autoavaliação para os cardiologistas em geral; bem como a aproximação com ACVC, que é o braço da ESC dedicado ao cardiointensivismo e urgência cardiovasculares. "Trata-se de uma área de grande interesse para o cardiologista brasileiro e de franca expansão científica em nosso país e no mundo", explica. AHA Foram muito produtivas também as reuniões entre a SBC e o American Heart Association (AHA), com o objetivo de desenvolver um programa de certificação em cuidados cardiovasculares direcionados às unidades de dor torácica e unidades de AVC. "O principal objetivo dessa associação é desenvolver o programa brasileiro da SBC para a certificação da qualidade assistencial dessas unidades, tendo o American Heart Association como instituição associada, que já possui grandes experiências de certificação desse centro não só nos Estados Unidos, mas em vários outros países", ressalta Caramori. SIAC A SBC também se reuniu com a Sociedade Interamericana de Cardiologia. No encontro, foi discutido a participação do Brasil em programas de Educação Internacional da América Latina e a participação de cardiologistas brasileiros, membros da SBC, nos diversos comitês da SIAC. WHF Por fim, a SBC também se reuniu com a World Heart Federation (WHF) para estabelecer o calendário de ações em 2023, dando sequência à grande aproximação ocorrida no ano passado, quando o Congresso Mundial de Cardiologia foi realizado no Brasil. 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Paralelamente aos aspectos de relacionamento Internacional com todas essas sociedades, a SBC também trabalhou na construção de um programa de cooperação científica com a participação de membros dessas sociedades em simpósios conjuntos que acontecerão no próximo 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia, no mês de setembro, em Porto Alegre.

"Podemos antecipar que todas as sociedades confirmaram a presença de grandes líderes da cardiologia Internacional que irão compor junto com os cardiologistas da nossa SBC uma grade científica de excelência, oferecendo o melhor da especialidade para todos os nossos associados", ressalta.

O Brasil tem sido progressivamente considerado um importante player internacional por todas estas sociedades importantes que mantemos cooperação.

"Temos certeza de que o ano de 2023 será fundamental para o desdobramento dessas iniciativas e projetos junto à essas instituições, e que a SBC terá um papel cada vez maior na cardiologia mundial", finaliza Paulo Caramori.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta