SBC assina memorando de cooperação com a ESC
SBC assina memorando de cooperação com a ESC

27/04/2023, 16:20 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Documento firma compromisso de parceria em atividades científicas, educacionais e muitas outras. Sócios da SBC serão incentivados a

se tornar membros da ESC

Após várias décadas de cooperação científica e um sólido relacionamento institucional, duas das maiores sociedades médicas do mundo em cardiologia, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a European Society of Cardiology (ESC), assinaram um memorando de entendimento.

O documento, assinado em uma reunião histórica ocorrida na última edição do congresso do American College of Cardiology (ACC), se converterá em um importante passo para relevância internacional de nossa sociedade médica.

Estiveram presentes nesta reunião representando a SBC, a presidente do Conselho Administrativo, Andréa Araujo Brandão, e os conselheiros Paulo Caramori, Sérgio Montenegro e Denilson Albuquerque. Representando a ESC, a presença foi do presidente da Sociedade Stephan Achenbach.

“Esta formalização é fruto de uma relação bastante cordial e rica em oportunidades para ambas as sociedades. Mais do que a cooperação em simpósios, o que já ocorria nos congressos de ambas as sociedades, vamos ampliar o escopo de atividades conjuntas e atender uma demanda crescente entre nossos sócios de também associar-se à ESC”, explica Paulo Caramori, que responde pela coordenação do Comitê de Relações Internacionais da SBC.

Colaboração

O memorando prevê a colaboração das duas entidades em uma série de atividades relacionadas aos congressos, educação, pesquisa, advocacy, diretrizes, publicações, entre outras.

A ESC empreende esforços conjuntos de colaboração com sociedades médicas de Cardiologia de todo o mundo para cumprir sua missão de reduzir a incidência e a mortalidade das doenças cardiovasculares.

A SBC, por sua vez, compartilha deste mesmo objetivo e ambas concordam, por meio deste memorando, em buscar oportunidades de colaboração em áreas que apoiem esta missão.

Parceria

O memorando entre a SBC e a ESC tem prazo de vigência de quatro anos a partir da data de assinatura e pode ser renovado mediante acordo por escrito. A SBC passa a ser reconhecida oficialmente como Sociedade parceira da ESC.

A SBC passa a ter uma seção dedicada no site da ESC, que inclui um link para o nosso site. Este espaço também poderá ser utilizado para anunciar nossos congressos e outras atividades. A ESC ainda compartilhará eventualmente estas informações no Boletim ESC, publicação que contém as últimas notícias e atualizações da sociedade, bem como tópicos de interesse geral.

“A construção e a formalização de acordos como este memorando também reflete nosso objetivo de agregar eficiência, transparência e valor ao sócio da SBC, conforme preconiza as boas práticas de gestão decorrentes do nosso atual modelo de governança“, pontua Caramori.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta