SBC 80 anos: celebrando o passado, mas sempre com o olhar no futuro
SBC 80 anos: celebrando o passado, mas sempre com o olhar no futuro

27/07/2023, 11:20 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Mais um sonho que se torna realidade. E quando isso acontece, celebrar é importante!

Agosto de 2023 é um daqueles momentos raros para nós, profissionais da saúde, em que podemos nos orgulhar de fazer parte de algo verdadeiramente importante, fruto da união de propósitos, compartilhamento de conhecimento e muito, muito esforço.

Em 14 de agosto de 1943, quando um grupo de médicos liderados por Dante Pazzanese criou a Sociedade Brasileira de Cardiologia, não era possível imaginar o quão longe chegaríamos e o tamanho que nossa influência teria na ciência, na educação médica e na saúde pública do nosso país.

Somos uma instituição de referência e uma das mais importantes sociedades médicas da América Latina e do mundo, o que nos enche de energia e só aumenta o nosso comprometimento e responsabilidade.

Celebramos estes 80 anos mantendo o nosso olhar apontado para o futuro, comprometidos com a missão de ampliar o acesso e melhorar a qualidade assistencial cardiovascular para todos os brasileiros.

Apesar dos incontáveis avanços científicos, e não foram poucos, a doença cardiovascular se consolidou como a principal causa de morte no Brasil e no mundo.

Neste sentido, mantemos diversos projetos focados em educação e prevenção dos fatores de risco. Afinal, apesar dos imensuráveis avanços, a ciência indica que este seja o melhor caminho em saúde populacional.

Oferecemos as mais atuais condições para o exercício da cardiologia por meio da produção e divulgação de evidências científicas, consolidamos diretrizes e posicionamentos, assim como investimos permanentemente na oferta de programas educacionais na área, por meio de nossa Universidade do Coração.

Nossos Congressos, tradicionalmente os maiores do país, são a prova dessa pujança permeada pela produção científica e pela nossa capacidade de ser o maior vetor de networking em nossa área.

Cuidar da carreira dos nossos sócios é também um caminho indispensável para a manter a relevância e o compromisso da SBC. Por isso, não medimos esforços em defender nossos interesses profissionais.

E é desta grande estrutura que construímos até aqui, junto ao esforço em estabelecer uma governança moderna e profissionalizada, que temos conquistado cada vez mais uma maior parceira junto ao Poder Público. Em torno de nossa atuação em Relações Governamentais e com conquistas importantes como a inclusão de novos tratamentos, tecnologias e medicamentos no sistema público de saúde.

A SBC é a única sociedade médica do país a obter certificação ISO 9001, resultado do comprometimento e da competência de nosso time de colaboradores. Tudo isso para que você, cardiologista, se sinta representado.

Somos todos uma única SBC e nos orgulhamos disso. Presente em 23 estados e no Distrito Federal, a Sociedade está cada vez mais empenhada na união de esforços e interesses de todos os profissionais, de norte a sul, de leste a oeste, nas grandes cidades e nos lugares mais remotos.

Cada vez mais em linha com nossas Estaduais e Departamentos, temos trabalhado em agendas que gerem impacto tanto local como nacionalmente, assim como na ampliação de nossa relação e parcerias com Sociedades de Cardiologia internacionais.

O futuro nos espera. Com novos desafios, novas maneiras de interagir e representar nossos profissionais, em especial o jovem cardiologista.

Estamos construindo uma nova SBC ainda mais eficiente, dinâmica, digital e participativa. O caminho para que as novas gerações de cardiologistas possam fazer a diferença e contribuir para a melhoria da saúde cardiovascular em nosso país já está aberto e pronto para ser trilhado.

A cardiologia deve fazer parte da rotina de saúde de toda a população, em todas as idades. O papel do cardiologista no futuro se ampliará não apenas para garantir o acesso dos pacientes à nossa especialidade, mas também em contribuir na formação de colegas de outras áreas e demais profissionais de saúde.

Os desafios do ponto de vista de saúde populacional, como vimos, são imensos. Mas, por sua vez, temos a certeza de que estamos preparados para cuidar, cada vez melhor, do coração dos brasileiros.

Conselho Administrativo da SBC

CLIQUE NO VÍDEO E CONFIRA

O DOCUMENTÁRIO SOBRE OS 80 ANOS DA SBC

Acesse todos os eventos de comemoração aos 80 anos da SBC