Saúde mental antes e depois da Covid-19 é tema de webinar da série Cuidando do Coração
Saúde mental antes e depois da Covid-19 é tema de webinar da série Cuidando do Coração

14/06/2021, 11:17 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Projeto é uma realização da SBC em parceria com o CONASEMS; próxima conferência ocorre no dia 23/6, às 15h, com palestras da psicóloga Silvia Maria Cury Ismael e da psicanalista Suzana Garcia Pacheco Avezum

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) promovem, no próximo dia 23/6, às 15h, o webinar “Saúde mental antes e depois da Covid-19”. A ação está inserida no contexto da parceria entre as entidades para promover em conjunto a educação de equipes da atenção básica de saúde dos municípios, referenciando os temas relativos à prevenção das doenças cardiovasculares. A série de atividades online recebeu o nome de Cuidando do Coração.

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais durante a pandemia pode ocorrer por diversas causas, entre elas a ação direta do novo coronavírus no sistema nervoso central, as experiências traumáticas associadas à infecção ou à morte de pessoas próximas, o estresse induzido pela mudança no dia a dia devido às medidas de distanciamento social ou pelas consequências econômicas, na rotina de trabalho ou nas relações afetivas e, por fim, a interrupção de tratamento por dificuldades de acesso.

A conferência será dividida em dois momentos. Em uma primeira perspectiva, a psicóloga, gerente de Saúde Mental, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Cardiovascular e vice-diretora do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital do Coração (HCor), Silvia Maria Cury Ismael, conversará sobre o tema no contexto hospitalar.

Na sequência, a psicanalista com expertise na área de Psicologia e ênfase em Intervenção Terapêutica, que atua principalmente em espiritualidade e saúde, Suzana Garcia Pacheco Avezum falará sobre saúde mental no contexto social.

Esse é o quarto webinar da série Cuidando do Coração, parceria da SBC com o CONASEMS, e que teve início em abril. Os encontros são mensais, transmitidos pelo canal do YouTube do CONASEMS com a participação de profissionais especialistas sobre os temas estruturados e produzidos pela SBC, cuja validação prévia da grade de conteúdo é feita pelo Conselho.

Para o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, José Francisco Kerr Saraiva, é fundamental levar aos profissionais de saúde informações sobre as principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

“Discutir os problemas de saúde pública, promovendo a interação entre as Secretarias Municipais de Saúde do país e o Sistema Único de Saúde (SUS) e difundindo o conhecimento científico com integridade, ética e inovação, sempre foi o compromisso da SBC, que acredita que investir na atenção primária é essencial para a prevenção de doenças”, destaca o diretor.

Webinar “Saúde mental antes e depois da Covid-19”

Dia 23/6, das 15h às 16h30

Palestras da psicóloga Silvia Maria Cury Ismael e da psicanalista Suzana Garcia Pacheco Avezum

Transmissão pelo canal do YouTube do CONASEMS

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC