Revisão sistemática e metanálise da ablação por cateter versus terapia com drogas antiarrítmicas
Revisão sistemática e metanálise da ablação por cateter versus terapia com drogas antiarrítmicas

29/06/2022, 13:34 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Achados sugerem maior eficácia da ablação por cateter que das drogas antiarrítmicas

como estratégia inicial de controle do ritmo cardíaco em pacientes com fibrilação atrial sintomática

A ablação por cateter é uma terapia bem estabelecida para controle do ritmo cardíaco em pacientes refratários ou intolerantes a drogas antiarrítmicas (DAA). Porém, a eficácia desse procedimento comparada à de DAA como estratégia de primeira linha no controle do ritmo cardíaco na fibrilação atrial (FA) é menos conhecida. A edição de julho dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol), disponível a partir do dia 7, trará os resultados de de um artigo que conduziu uma revisão sistemática e metanálise da ablação por cateter versus DAA em pacientes sem nenhum tratamento prévio para controle do ritmo.

Segundo os autores, recentemente, dois ensaios grandes, randomizados, investigaram o papel da ablação por cateter como uma terapia de primeira linha para o controle do ritmo em pacientes com FA sintomática. Esses estudos aumentaram substancialmente a população de pacientes randomizados para receberem ablação por cateter ou DAA como estratégia de primeira linha para controle do ritmo.

Nesta revisão sistemática e metanálise de cinco estudos e 994 pacientes, os autores compararam o procedimento de ablação por cateter e DAA como terapia de primeira linha para controle do ritmo cardíaco em pacientes com fibrilação atrial. Os principais achados foram: (1) a incidência de FA recorrente sintomática durante um período de um a cinco anos de seguimento foi aproximadamente a metade no grupo submetido à ablação em comparação ao grupo tratado com DAA; (2) essa diferença também foi estatisticamente significativa para redução de TAs, em favor do procedimento de ablação; e (3) a taxa de hospitalização foi três vezes menor nos pacientes submetidos à ablação.

O trabalho concluiu que, em resumo, a ablação por cateter reduz significativamente a recorrência da TA e FA sintomática em comparação à terapia com DAA em pacientes sem nenhuma tentativa prévia de tratamento de controle do ritmo. Este estudo apresenta evidências em favor do procedimento de ablação por cateter como indicação classe I para o controle de ritmo cardíaco em pacientes com FA paroxística.

Leia o artigo na íntegra na revista ABC Cardiol, edição de julho/2022. Acesse: https://abccardiol.org/

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta