Revistas da família ABC iniciam nova fase editorial com renovação de lideranças
31/07/2025, 17:27 • Atualizado em 30/07/2025, 20:52
Compartilhar
Três importantes publicações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os Arquivos Brasileiros de Cardiologia, o International Journal of Cardiovascular Sciences e a ABC Heart Failure & Cardiomyopathy, iniciam um novo ciclo sob a direção de editores experientes e comprometidos com a valorização da ciência cardiovascular.
Nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol), publicação de maior prestígio e circulação na cardiologia nacional, quem assume a liderança editorial é Gláucia Maria Moraes de Oliveira. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gláucia tem trajetória consolidada na ciência cardiovascular e ampla experiência em periódicos científicos. “Nosso objetivo é implementar um modelo de gestão eficiente, inovador e colaborativo, promovendo a excelência científica e ampliando a visibilidade do ABC Cardiol no Brasil e no exterior”, afirma, destacando também a importância do engajamento de autores, revisores e leitores nesse novo ciclo.
Para o International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), a responsabilidade passa a ser de Wolney de Andrade Martins, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente do Grupo de Estudos em Cardio-Oncologia do Departamento de Cardiologia Clínica da SBC. “Urge que nos unamos num esforço para a consolidação da IJCS como um veículo independente, idôneo, ético, perene e de alta qualidade na divulgação do conhecimento em ciências cardiovasculares na América Latina”, destaca Wolney, que atuará em frentes como a qualificação dos revisores, o incentivo a autores de países emergentes e o fortalecimento da visibilidade da revista.
Já a condução da ABC Heart Failure & Cardiomyopathy, publicação especializada em insuficiência cardíaca e cardiomiopatias, está agora sob responsabilidade de Germano Emílio Conceição Souza, que atua nos Hospitais Regionais de São José dos Campos e do Litoral Norte e integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. “Queremos que o ABC Heart Failure & Cardiomyopathies seja um pilar na formação de novos autores, revisores e pesquisadores, promovendo uma internacionalização plural, inclusiva e sempre pautada pelo rigor científico”, afirma, reforçando o compromisso com a consolidação e expansão do periódico.
Com a chegada dessas novas lideranças, a SBC reafirma sua confiança no fortalecimento contínuo dos periódicos da família ABC como referências científicas sólidas na cardiologia brasileira e internacional, impulsionando inovação, qualidade editorial e expansão do conhecimento na área cardiovascular.