Relatório Anual 2023 sob a perspectiva de Andréa Brandão
Relatório Anual 2023 sob a perspectiva de Andréa Brandão

10/04/2024, 17:37 • Atualizado em 11/04/2024, 11:56

Compartilhar

Durante seu mandato como presidente do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2023, Andréa Araujo Brandão implementou avanços estratégicos significativos, fundamentando suas ações em quatro pilares essenciais: educação, comunicação, fortalecimento do associativismo e o compromisso com as boas práticas de advocacy.

O calendário do ano foi marcado por celebrações memoráveis, com destaque para os 80 anos da SBC e o 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado em Porto Alegre. Além destas agendas de grande relevância, a cardiologista liderou a busca por uma maior representatividade regional dentro da SBC. Essa iniciativa tomou forma através da realização do Fórum das Estaduais, um espaço para diálogo e ação conjunta entre as representações estaduais.

Outra inovação de sua gestão, resultante do estímulo à interlocução entre os departamentos da Sociedade, culminou com a construção coletiva do primeiro Encontro de Departamentos, em abril de 2024, que visa integrar e fortalecer as diversas subespecialidades da cardiologia.

 Destaca-se, também, como marco relevante da liderança de Andréa Brandão, a apresentação do Projeto de Lei que propõe instituir a Política Nacional de Prevenção e Controle às Doenças Cardiovasculares no âmbito do Sistema Único de Saúde. O projeto, submetido por Zacharias Calil (GO), com relatoria do cardiologista Luiz Ovando (MS), é resultado do sucesso nas ações de advocacy empreendidas pela SBC.

Em 2024, Andréa continua a contribuir com a Sociedade, como Conselheira Administrativa e Coordenadora do Comitê de Relações Internacionais. Essas posições permitem que ela siga com seu valioso trabalho de promoção da saúde cardiovascular.

Para conhecer mais sobre essas e outras realizações, confira a entrevista concedida pela Conselheira, onde ela compartilha percepções sobre seu mandato, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas na busca pela excelência no cuidado cardiovascular, de maneira inclusiva e representativa.

 

 1) Andréa, o ano 2023 foi muito especial para a SBC, não apenas por conta dos 80 anos, mas principalmente em razão de várias agendas que apresentaram avanços significativos. Fazendo um breve balanço deste período à frente da presidência do Conselho Administrativo, quais foram os principais destaques sob o ponto de vista de gestão em 2023?

No ano de 2023, a Sociedade Brasileira de Cardiologia fortaleceu a união e a interação entre diversos segmentos, um aspecto fundamental para o seu desenvolvimento. O marco dos 80 anos de existência da organização foi celebrado de maneira intensa, unindo múltiplos segmentos da SBC e engajando o Congresso Nacional na valorização do papel vital que a Sociedade desempenha no enfrentamento das doenças cardiovasculares, as maiores causadoras de morte no país.

No âmbito da gestão, o ano foi marcado pela continuidade do novo modelo de governança, orientado por um conselho administrativo. Essa mudança possibilitou o avanço de um planejamento estratégico concebido no início de 2022, que guiou a execução de projetos alinhados a quatro pilares fundamentais: educação, comunicação, associativismo e advocacy. Este último, abrange esforços políticos junto a órgãos governamentais e entidades médicas para promoção da excelência no cuidado cardiovascular, influenciando políticas públicas e mobilizando diferentes grupos para a conscientização sobre a gravidade das doenças cardiovasculares e a necessidade de ações para o seu enfrentamento.

Sob essa perspectiva, destacou-se o fortalecimento do associativismo, em todo o território nacional. Estratégia que envolveu uma estreita colaboração com as Sociedades estaduais e os Departamentos, abarcando tanto interesses científicos quanto a distribuição geográfica dos cardiologistas, o que facilitou a disseminação dos propósitos e das ações da SBC.

Adicionalmente, a maior proximidade entre os segmentos trouxe para a SBC valiosas informações sobre expectativas e necessidades, contribuindo para o enriquecimento de suas atividades por meio da troca de experiências e do fortalecimento das relações, fruto das atividades do Fórum das Estaduais.

O 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que aconteceu em Porto Alegre, superou as adversidades climáticas, e contou com o maior público no evento, fora do eixo Rio-São Paulo, exibindo a força de realização e mobilização da SBC. Foram 7.000 congressistas, 544 palestrantes, 267 atividades científicas e 1.715 temas livres submetidos, evidenciando o grande sucesso do nosso Congresso.

No pilar educacional, a SBC continuou robusta, exibindo significativo crescimento da Universidade do Coração. A expansão dos cursos de pós-graduação e dos treinamentos de ressuscitação cardíaca, e o aumento do número de alunos e de profissionais de saúde dedicados à Universidade, são exemplos desse avanço.

A evolução na comunicação também caracteriza uma melhoria significativa em 2023. A transformação na gestão e a expansão do projeto de comunicação, iniciadas com a reestruturação integral do portal da SBC, visam estreitar os laços entre a organização e seus associados, a sociedade civil, entidades afiliadas e outras instituições médicas. Esta abordagem, alinhada à missão de atuar com excelência no cuidado cardiovascular, reflete o compromisso da SBC com a inovação e o aprimoramento contínuos.

 

2) Um dos objetivos apontados pela senhora no início de 2023 era intensificar o processo de regionalização da SBC, aproximando a gestão das Sociedades Estaduais e ampliando a representatividade da nossa sociedade nacionalmente. Como a senhora avalia as iniciativas adotadas em 2023, como, por exemplo, o Fórum das Estaduais? O que podemos esperar daqui por diante?

A aproximação estratégica da SBC com as Sociedades Estaduais reflete o esforço em conectar e integrar as diversas realidades do Brasil, um país de dimensões continentais e marcantes diferenças regionais. A integração dessas realidades de forma coesa permite uma contribuição mais eficaz para cada contexto específico.

Nesse sentido, foi organizado o Fórum das Estaduais, onde os presidentes das Sociedades Estaduais se reuniram, na cidade de São Paulo, para discutir desafios, necessidades e oportunidades de projetos conjuntos com a SBC. O que inclui a facilitação de atividades científicas e a revisão e o aprimoramento do modelo de relacionamento entre a SBC e as Sociedades Estaduais, bem como o papel destas nos seus respectivos estados.

O projeto foi considerado extremamente bem-sucedido e sua segunda edição acontecerá no dia 11 de abril, desse ano.

 

3) Ainda falando em representatividade, ao longo de 2023 a SBC construiu um evento que unisse todos os nossos departamentos, criando o Encontro de Departamentos, que terá sua primeira edição realizada em abril de 2024, prometendo ser um grande evento em termos de relevância e recorrência. Qual a importância desta iniciativa?

O aumento da proximidade e da integração dos Departamentos também é fundamental para a SBC. Esses Departamentos, que gozam de autonomia e se organizam internamente para captar recursos e desenvolver atividades, variam em tamanho e natureza. Alguns produzem livros, mantêm revistas científicas ou organizam congressos, destacando-se pela diversidade de suas iniciativas.

Pensando em potencializar os resultados e aprimorar a cooperação entre os Departamentos, e entre estes e a SBC, foi proposta a realização de um Encontro unificado dos Departamentos científicos. Esta estratégia, inédita, tem o objetivo de substituir a realização de eventos científicos isolados por uma agenda comum, concentrando todos os eventos em um único local e período. Tal medida não apenas promove maior interação entre os cardiologistas e os Departamentos, mas também resulta em uma gestão mais eficiente dos recursos, ao evitar duplicidades.

Desta forma, o Encontro consistirá em múltiplos eventos científicos ocorrendo simultaneamente, facilitando a participação dos cardiologistas. Muitos profissionais, associados a diversos departamentos, terão a vantagem de engajar-se em diferentes atividades sem o desafio logístico de participar de eventos separados.

A construção coletiva do Encontro de Departamentos tornou significativa a adesão a esse novo modelo, reconhecendo os seus benefícios. Com a participação ativa de cada Departamento em suas respectivas áreas científicas, aguardamos a presença de todos nos dias 12 e 13 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

 

4) Tivemos ainda em 2023 um amadurecimento de nossa atuação em Relações Governamentais, como a realização do Fórum do Coração e nossa contribuição para a construção do PL 5475/2023, do Deputado Federal Zacharias Calil. Quais os próximos passos? Podemos afirmar que firmamos bases importantes neste ano para seguirmos atuando de forma propositiva na construção de futuras políticas de saúde pública?

Em 2023, a Sociedade Brasileira de Cardiologia ampliou significativamente suas ações de advocacy, focadas na melhoria da qualidade assistencial e na defesa dos interesses profissionais.

Para alcançar tais objetivos, a SBC estabeleceu diálogos estratégicos com senadores e deputados, especialmente aqueles nas Comissões de Saúde e Saúde Cardiovascular, e estreitou laços com entidades médicas como a AMB e o CFM. Essas ações buscam consolidar a SBC como referência técnico-científica, fundamental no debate e na formulação de políticas e práticas em saúde cardiovascular.

Como parte destas iniciativas, a realização do “Fórum do Coração” no Congresso Nacional, estabeleceu um marco importante ao reunir representantes de uma vasta gama de entidades médicas, do sistema público e da saúde suplementar, além de integrantes do Ministério da Saúde e de associações de pacientes. O encontro teve como propósito discutir os desafios atuais e definir as prioridades de ação na esfera cardiovascular, reafirmando o papel central da SBC na mobilização e na coordenação de esforços conjuntos para o avanço da saúde cardiovascular no Brasil.

Estas atividades prepararam o terreno para um momento significativo: a apresentação de um Projeto de Lei pelo deputado federal Zacharias Calil(GO), sob a relatoria do cardiologista e sócio da SBC, deputado Luiz Ovando(MS). Ambos com profundo entendimento das complexidades da doença cardiovascular, destacam a importância do projeto que visa a prevenção e o tratamento da doença cardiovascular em todas as suas fases, desde a detecção precoce de fatores de risco até intervenções de alta complexidade, como o transplante cardíaco.

A SBC, comprometida com o espectro completo do cuidado cardiovascular, desde a atenção primária até procedimentos de alta complexidade, reafirma sua missão de promover a excelência no cuidado cardiovascular no Brasil. Por meio de uma participação ativa junto ao governo e entidades de saúde, enfatiza a necessidade de políticas públicas eficazes e de suporte baseado em evidências técnico-científicas, consolidando sua posição como uma entidade líder na luta contra as doenças cardiovasculares no país.

 

5)  Suas conclusões e expectativas para o futuro da SBC.

Gostaria de expressar minha sincera gratidão ao dedicado Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com um agradecimento especial ao meu vice-presidente, Carlos Eduardo Miranda, e a toda equipe de funcionários da SBC. Sua competência, comprometimento e trabalho árduo foram cruciais para os avanços significativos que alcançamos. Sem o apoio e a colaboração de cada um deles, os progressos que celebramos não seriam possíveis. Congratulo a todos pela dedicação a essa jornada de contínuo desenvolvimento e inovação à nossa missão de atuar com excelência no cuidado cardiovascular.

É importante, também, destacar que as iniciativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2023 sinalizam uma evolução progressiva e constante. O modelo de governança adotado permite a participação ativa dos conselheiros, a tomada de decisão compartilhada e garante a renovação sistemática do Conselho Administrativo. Esta renovação é fundamental, introduzindo novas ideias que não somente fortalecem, mas também expandem o impacto dos projetos em desenvolvimento, garantindo a sua continuidade.

Minha projeção para o futuro da SBC, baseada em dois anos de atuação e adentrando o terceiro no Conselho Administrativo, reforça a convicção de que o modelo de governança adotado é exemplar para uma sociedade médica. Caracteriza-se pela equitativa participação de representantes das múltiplas regiões do país e por abarcar frentes de atuação diversificadas, que garantem a perenidade das iniciativas e experiências complementares.

Estou convencida de que as áreas de atuação da Sociedade, incluindo estaduais, departamentos, advocacy, comunicação e educação, estão não apenas em expansão, mas também se fortalecendo e ampliando seu escopo. A satisfação com os resultados alcançados em 2023 é grande, assim como a expectativa positiva quanto à sua continuidade do seu crescimento e fortalecimento nos anos de 2024, 2025 e além.

 

Confira o Relatório Anual de 2023

Comentários

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta