Programa de Educação Continuada “Insuficiência Cardíaca de A a Z” acontece a partir de março
Programa de Educação Continuada “Insuficiência Cardíaca de A a Z” acontece a partir de março

24/02/2022, 18:05 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Iniciativa é liderada pelo Departamento de Insuficiência Cardíaca da SBC para proporcionar o maior entendimento sobre esta síndrome clínica tão complexa. Webinares ocorrem ao longo do ano, quinzenalmente, sempre às 20h, e com inscrições gratuitas

O Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lança, no mês de março, a segunda edição do Programa de Educação Continuada “Insuficiência Cardíaca de A a Z”. Serão 17 webinares, com especialistas de todo o país, discutindo desde a fisiopatologia até o tratamento mais avançado. As conferências ocorrerão quinzenalmente, ao longo de todo o ano, sempre às quintas-feiras, 20h, no site do Departamento, e a primeira será dia 24/3.

O objetivo é levar aos cardiologistas, clínicos, médicos de famílias, residentes e demais profissionais de saúde o maior entendimento sobre esta síndrome clínica tão complexa, onde o coração é incapaz de bombear sangue para atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento.

“Estaremos dando sequência a um projeto iniciado em 2021, pela gestão passada do DEIC, e que mesmo em plena pandemia de Covid-19 obteve êxito com mais de 10 mil inscritos. Nossa proposta para 2022 é mantê-lo com atualizações. Baseado nas estatísticas, as palestras de maior audiência serão mantidas quase que inalteradas e as de menor audiência receberão adaptações para podermos melhorar o que não tenha sido tão bom”, fala o diretor-científico do DEIC/SBC, Luis Beck.

Ano passado, o Programa de Educação Continuada “Insuficiência Cardíaca de A a Z” teve 9.503 inscritos; 4.133 participantes ao vivo; 229 participantes por aula, em média, inclusive dos Estados Unidos; Angola; Equador; Argentina; Peru; Espanha; Portugal; Bolívia; Chile; Venezuela, e República Dominicana.

Repetindo a fórmula, cada webinar terá duração de até 1:30h, incluindo tempo para debates e contará com um coordenador/moderador e dois palestrantes. Inscrições gratuitas em breve na página do DEIC e também no site da SBC.

“Esse é um projeto que revisa todo o conteúdo relacionado à Insuficiência Cardíaca, justificando o seu título. Propomos revisar o diagnóstico da doença, todos os grupos farmacológicos e dispositivos, com palestrantes de todos os Estados brasileiros, sempre com um moderador e dois ou três palestrantes. Falaremos das diferentes formas de apresentação da doença e das diferentes etiologias. Um dos webinares será com high lights do Congresso Europeu de Insuficiência Cardíaca”, antecipa o diretor-científico do DEIC/SBC.

Segundo Beck, o participante que puder assistir a todas as 17 aulas da programação terá uma verdadeira “reciclagem profissional”, se atualizando nos principais avanços diagnósticos e terapêuticos no manejo da Insuficiência Cardíaca. “É uma iniciativa dos nossos colegas da última diretoria que manteremos e esperamos alcançar uma audiência ainda maior”, ressalta.

Programação

No dia 24/3, o primeiro webinar será sobre “As bases do diagnóstico da Insuficiência Cardíaca”, com moderação de Fábio Serra Silveira (SE). Marcus Vinicius Simões estará à frente da palestra “Fisiopatologia da IC: o que o clínico precisa saber?”; e Marcelo Westerlund Montera falará sobre “Diagnóstico clínico baseado em evidências”.

Em 7/4, o tema será “Refinando o diagnóstico da Insuficiência Cardíaca”, com moderação de Salvador Rassi (GO). As palestras serão “Etiologia da IC: como e quando investigar?” e “Exames de imagem ICFER: Quais? Quando? Para quem?”, apresentadas por Andréia Biolo e Luís Eduardo Paim Rohde, respectivamente.

A grade científica completa será divulgada brevemente pelo DEIC/SBC.

“Reitero que esta é uma oportunidade única, por uma ferramenta com zero custo e baixo esforço, para se ter um curso completo, uma atualização completa em Insuficiência Cardíaca, com os melhores experts do Brasil, revisando o que se tem de mais atual. Uma grande oportunidade de revisão, sem a obrigação de assistir a todas as aulas, mas tenho certeza que a maioria irá se interessar pela programação na íntegra, que está sendo preparada com todo cuidado pelo nosso departamento”, fala Beck.

Programa de Educação Continuada “Insuficiência Cardíaca de A a Z”

  • Série com 17 webinares gratuitos, promovidos pelo Departamento de Insuficiência Cardíaca - DEIC/SBC.
  • Temas inovadores e relevantes com palestrantes da mais alta qualificação técnica.
  • Todas as quintas-feiras, quinzenalmente, a partir do dia 24 de março, às 20h.
  • Programação completa e inscrições em breve na página do DEIC e também no site da SBC.
Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta