Programa da SBC chega às escolas privadas
Programa da SBC chega às escolas privadas

15/06/2021, 11:33 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Esta é a primeira vez que o “SBC vai à escola” será realizado em uma instituição particular e ocorrerá por meio parceria da SBC com Universidade Sul de Santa Catarina (Unisul)

No próximo dia 19/6, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realiza o programa “SBC vai à escola” pela primeira vez em uma instituição de ensino privado. A iniciativa ocorrerá por meio de uma parceria entre a diretoria de Promoção da Saúde Cardiovascular/FUNCOR, com a regional de Santa Catarina (SBC/SC) e a Universidade Sul de Santa Catarina (Unisul), que incluirá a ação como um projeto de extensão junto à sua Liga de Cardiologia.

O colégio selecionado foi o Grupo Educacional Bom Jesus, localizado no município de Palhoça, e que possui cerca de 750 alunos. A indicação foi do representante da FUNCOR/SBC/SC, Leandro Giacomello, que já possibilitou o contato com a gestora da unidade, Lucinéia Mianis de Carvalho, e com a professora e coordenadora Marici Mostranges Alves.

O objetivo é que, após a aplicação do programa em Palhoça, o “SBC vai à escola” seja ampliado para todas as escolas da Rede Bom Jesus, com atuação em cinco Estados das regiões Sul e Sudeste: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

No dia 19, de maneira online, o Comitê da Criança e do Adolescente do FUNCOR/SBC formará a primeira equipe de monitoria.

“Esse é um grande passo a ser dado para a capilarização e divulgação do programa em todos os estados brasileiros, mesmo em um período tão delicado como o que estamos vivendo com a pandemia de Covid-19”, fala a coordenadora do Comitê da Criança e do Adolescente da SBC, Carla Lantieri.

O programa “SBC vai à escola” tem como objetivo trabalhar a conscientização dos estudantes do ensino fundamental e médio, bem como de toda a rede escolar, para a promoção de saúde e prevenção de doenças cardiovasculares. A abordagem é feita em plataforma digital, permitindo construção conjunta entre especialistas e comunidade escolar.

O “SBC vai à escola” está estruturado em formato intersetorial e interprofissional e contém quatro grandes pilares de ações: Dia da Formação de Monitores, Dia do Coração da Escola, Programa de Educação Cardiovascular Continuada e Ampliação das ações preventivas para a comunidade como um todo.

Na atividade de educação em prevenção continuada, as escolas que aderem ao programa assumem o compromisso de trabalhar datas temáticas com os alunos e mesmo ainda não tendo feito a formação e o Dia do Coração – no segundo semestre –, o Grupo Educacional Bom Jesus, de Palhoça, promoveu um concurso de redação em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, junto aos alunos do ensino médio, o que destaca o empenho do colégio mesmo antes do início efetivo do programa.

Foram centenas de redações submetidas e o Comitê da Criança e do Adolescente do FUNCOR/SBC selecionou 22 textos, até eleger a vencedora. A estudante autora da melhor redação foi Bárbara Fonseca Kuhnen, do segundo ano do ensino médio, que terá seu trabalho divulgado nos canais de comunicação da SBC.

Confira a redação vencedora: clique aqui

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta