Professores da rede estadual de ensino de SP receberão formação da SBC

Atualizado: Set 29

Webinar “10 passos para a saúde do coração” será oferecido pela Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular, em parceria com o Centro de Mídias de Educação de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado de Educação


A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), através da Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular, em parceria com o Centro de Mídias de Educação de São Paulo - ligado à Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, realiza no próximo dia 30, das 9h às 10h30, a videoconferência “10 passos para a saúde do coração”. A atividade é exclusiva para educadores da rede estadual de ensino e acontece em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro.


A data busca conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do músculo cardíaco. No Brasil, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país, números que podem estar sendo agravados pela pandemia da Covid-19.


Participam do webinar o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, José Francisco Kerr Saraiva; a coordenadora do programa SBC vai à Escola e do Comitê da Criança e do Adolescente da SBC, Carla Lantieri; a educadora física do Comitê da Criança e do Adolescente da SBC, Kátia D’Angelis; a nutricionista do Comitê da Criança e do Adolescente da SBC, Giorgia Russo; e a psicóloga do Comitê da Criança da SBC, Silvia Cury Ismael.


“O diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares nos mais jovens possibilita melhores tratamentos e controle mais rígido das doenças relacionadas ao coração, que podem se agravar ao longo dos anos se não forem corretamente tratadas. Apesar de as doenças do coração manifestarem-se, em sua grande maioria, na vida adulta, é na infância que o processo de aterosclerose tem seu início. A prática de atividades físicas regularmente e a redução do estresse, associadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável, tendem a reduzir em 80% esses óbitos”, ressalta Saraiva.






A transmissão, exclusiva para educadores da rede estadual de ensino, será através do Canal do Centro de Mídias de Educação de São Paulo no Youtube.

18 visualizações