Presidente do ACC defende atuação da mulher na cardiologia
Presidente do ACC defende atuação da mulher na cardiologia

22/07/2020, 14:01 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Para Athena Poppas, as cardiologistas são importantes na liderança de instituições e organizações de saúde

A presidente do American College of Cardiology (ACC), Athena Poppas, que participa neste sábado (18) do 2º Simpósio Mulheres do Coração, evento on-line em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), defende a atuação da mulher na cardiologia para transformar os cuidados cardiovasculares e melhorar a saúde do coração.

Poppas, que é presidente do ACC para o mandato de 2020-2021, também é professora de medicina na Warren Alpert Medical School da Brown University, chefe de cardiologia e diretora do Lifespan Cardiovascular Institute, em Rhode Island, nos hospitais Miriam e Newport.

Considerada uma líder de longa data, Poppas está no ACC há mais de 20 anos, tendo atuado em várias posições de destaque e relevância na instituição americana e quer avançar na missão de continuar a expandir os esforços em diversidade e inclusão, bem-estar clínico e expansão global da educação, ciência e qualidade da saúde.

Athenas Poppas conversou com a SBC sobre a relevância da mulher na cardiologia e destacou que “as profissionais da cardiologia são necessárias pelas perspectivas e experiências que trazem para o tratamento das doenças cardiovasculares”. Confira!

SBC - Qual a importância de um evento como o 2º Simpósio Mulheres do Coração?

AP - As mulheres no Brasil representam cerca de metade da população, mas apenas um terço dos cardiologistas. E aberturas como as do Simpósio Mulheres do Coração oferecem oportunidades únicas e importantes para as médicas cardiologistas no Brasil se unirem umas com as outras não apenas para se relacionarem, mas também para discutir e compartilhar oportunidades para melhorar a prevenção de doenças cardiovasculares, o diagnóstico e o tratamento em todo o país. A SBC reuniu as principais cardiologistas do mundo para compartilhar suas experiências e construir conexões vitais para continuar o crescimento das cardiologistas mundialmente.

SBC - Como o ACC vê a parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia para o evento?

AP - O ACC tem orgulho de fazer parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) para este Simpósio. As mulheres continuam sub-representadas na profissão de cardiologista – uma estatística que o American College of Cardiology espera mudar nos próximos anos com nosso foco estratégico na construção de uma linha diversificada de indivíduos que ingressam na profissão de cardiologista. Juntos, temos a oportunidade de compartilhar e aprender com os desafios enfrentados pelas cardiologistas no Brasil e no mundo e identificar oportunidades e soluções para o futuro.

SBC - Por que é importante a participação das mulheres na cardiologia?

AP - Uma força de trabalho cardiovascular diversificada e inclusiva, representativa dos pacientes em tratamento, é fundamental, pois trabalhamos para transformar os cuidados cardiovasculares e melhorar a saúde do coração. Como tal, as profissionais da cardiologia são necessárias pelas perspectivas e experiências que elas trazem para o tratamento das doenças cardiovasculares; para educar e orientar novos cardiologistas; na pesquisa avançada; e para manter o papel de liderança em suas instituições e organizações, como o ACC e a SBC.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta