Presidência propõe mudanças no estatuto para modernizar a SBC
Presidência propõe mudanças no estatuto para modernizar a SBC

28/01/2020, 20:34 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Alteração deverá ser votada pela AGAD, se possível, em junho durante o Congresso da Socesp

A Presidência da Sociedade Brasileira de Cardiologia decidiu instalar a Comissão de Reforma Estatutária e Institucional, que terá o objetivo de elaborar um anteprojeto a ser submetido à Assembleia Geral de Associados Delegados – AGAD, “Provavelmente a assembleia será realizada em junho durante o 41° Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp, desde que o anteprojeto esteja pronto até a data”, adianta o presidente da SBC, Marcelo Queiroga.

Ele afirma que a SBC precisa encontrar novos caminhos que reunifique a sua estrutura federativa, que é integrada pelas sociedades estaduais e pelos departamentos. “Por esse motivo tomamos essa importante decisão, com base no atual estatuto que determina ao presidente a prerrogativa de convocar comissões temporárias e indicar os seus integrantes”, esclarece Queiroga.

A Comissão de Reforma Estatutária e Institucional é liderada pelo presidente da SBC (gestão 1999/2001), Gilson Soares Feitosa (BA), e tem como integrantes: Protasio Lemos da Luz, Luiz Antônio de Almeida Campos (RJ), Denilson Campos Albuquerque (RJ), Ibraim Masciarelli Pinto (SP), Otávio Rizzi Coelho (SP) e Carlos Eduardo Miranda (MG). “A comissão irá trabalhar com autonomia para fazer uma revisão completa do estatuto e propor alterações que vai desde o modelo de governança até o processo de escolha de seus dirigentes. De tal sorte que torne a SBC uma sociedade moderna, com um modelo de gestão semelhante às congêneres internacionais e crie um novo ciclo de desenvolvimento para a Cardiologia brasileira”, completa Marcelo Queiroga.

O presidente da SBC lembra que no passado movimento semelhante foi trilhado pela European Society of Cardiology. “Depois dessas profundas mudanças a ESC faz atualmente o maior congresso de cardiologia do mundo superando os congressos do American College of Cardiology e da American Heart Association”, destaca Queiroga.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta