Prêmio Mérito SBC é entregue a destaques da cardiologia
Prêmio Mérito SBC é entregue a destaques da cardiologia

27/11/2020, 09:15 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Homenageados receberam um certificado em reconhecimento aos extraordinários serviços prestados à especialidade

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promoveu a entrega do Prêmio Mérito SBC aos destaques da especialidade em cerimônia realizada no Espaço Carlos Chagas, na sede da entidade no Rio de Janeiro, no último dia 20 de novembro, antecedendo a abertura do 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia.

Os homenageados receberam um certificado da SBC em reconhecimento aos extraordinários serviços prestados à cardiologia brasileira.

O professor Raul Dias dos Santos Filho foi premiado na categoria Dedicação à Pesquisa por sua destacada atividade profissional.

A categoria Contribuição Associativa foi entregue a Oscar Pereira Dutra pela relevante colaboração ao desenvolvimento da SBC.

Carla Janice Baister Lantieri foi homenageada por sua Contribuição à Comunidade, ressaltando sua atuação no Programa SBC vai à Escola.

Na categoria Assistência à Saúde, o Prêmio foi conferido ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pela contribuição assistencial à cardiologia nacional, sobretudo em relação ao Programa Telessaúde. O coordenador de Pesquisa e Inovação da instituição, professor Antônio Luiz Pinho Ribeiro, representou o hospital na cerimônia.

O Prêmio Mérito SBC – Internacional Teaching Award foi conferido ao professor Michael Valentine em reconhecimento às suas louváveis conquistas como representante da cardiologia internacional e por suas importantes realizações na especialidade no Brasil, em programas educacionais conjuntos com o American College of Cardiology.

A homenagem especial foi feita à professora Valéria Bezerra de Carvalho por sua relevante contribuição à cardiologia brasileira nas áreas da assistência, ensino, pesquisa e associativa, sendo uma personalidade marcante e um referencial a todos os profissionais de medicina.

O professor José Antônio Franchini Ramires foi escolhido o Destaque Docente por sua extraordinária atuação e dedicação ao ensino da cardiologia, em especial na área de pós-graduação.

“É uma honra estar nesta homenagem que representa o reconhecimento do trabalho de todos nós agraciados com o Prêmio Mérito SBC. A cardiologia brasileira, representada pela SBC e suas regionais, tem um dos melhores programas de educação médica continuada do país e isso é muito importante para que se consiga levar a todas as regiões do Brasil uma cardiologia de alto nível”, afirmou o professor Ramires ao falar em nome de todos os premiados pela entidade.

Como destaque no ensino, ele ressaltou o papel da universidade e dos professores para a excelência da especialidade no país. “Não podemos ficar fechados pelos muros das faculdades. É necessário sair, ir além, e trazer os talentos para dentro das instituições de ensino, como fizemos na pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP). Esse feito nos dá orgulho porque, com isso, hoje temos doutores formados em nossa instituição que estão atuando em várias faculdades, apoiando o desenvolvimento da medicina e da cardiologia no país”, ressaltou.

A medalha Dante Pazzanese, criada para reconhecer os relevantes préstimos à cardiologia nacional, foi concedida aos ex-presidentes da SBC José Antônio Franchini Ramires, Antônio Carlos Palandri Chagas, Jorge Ilhas Guimarães e Jadelson Pinheiro de Andrade.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC