Pesquisa e ciência têm papel vital na luta contra o novo coronavírus
Pesquisa e ciência têm papel vital na luta contra o novo coronavírus

16/11/2020, 13:46 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Para a patologista Marisa Dolhnikoff, que identificou pela primeira vez evidências do SARS-CoV-2 em células cardíacas, o reconhecimento dos profissionais de saúde e do atendimento no SUS é o legado da pandemia

Nesse momento de crise mundial em saúde pública, ciência, pesquisa e inovação têm sido as palavras-chaves na busca por respostas que ajudem a combater o novo coronavírus. As instituições de ciência e tecnologia, como institutos federais, universidades e organizações de pesquisa tornaram-se protagonistas nessa árdua missão de encontrar soluções em prol da sociedade.

A mobilização da comunidade científica aconteceu de forma inédita, com um número enorme de pesquisadores, das mais diferentes áreas, todos voltados de forma colaborativa para o estudo da nova doença: a Covid-19. “O reconhecimento por grande parte da população do papel vital da pesquisa e da ciência, da atuação dos profissionais de saúde e do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) talvez tenha sido um dos poucos ganhos desta pandemia”, afirma Marisa Dolhnikoff, médica patologista e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Ela é a primeira autora do estudo que relatou a presença de partículas do SARS-CoV-2, pela primeira vez, em células musculares cardíacas, determinando uma relação causal entre a Covid-19 e a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) – um processo grave que pode afetar diversos órgãos, inclusive o coração.

A SIM-P começou a ser relatada a partir de abril na Europa e nos Estados Unidos. “Ela é descrita como uma síndrome temporalmente associada à Covid-19, mas não havia até então a confirmação da relação causal entre o SARS-CoV-2 e a SIM-P. Nosso estudo descreveu as alterações associadas à síndrome e mostrou também relação direta entre a infecção pelo novo coronavírus e o quadro grave de disfunção e falência cardíaca na paciente de 11 anos, que não sofria de doença preexistente e até então era saudável, mas morreu de insuficiência cardíaca um dia após ser internada no Hospital das Clínicas da FMUSP”, explica a patologista.

O estudo foi feito a partir da análise de tecidos de algumas partes do corpo da criança e os resultados indicaram que, no caso da menina, o principal alvo da doença foi o coração.

Em um microscóNNaNNaN;">pio eletrônico, analisaram-sean> amostras do coração, pulmão, baço, cérebro, rins bem como músculos da coxa e da pele. Foram encontradas áreas com necrose no coração, pequenos coágulos em artérias do pulmão e dos rins, além de danos hepáticos.

">A análise foi publicada na revista médica The Lancet Child & Adolescent Health, em agosto, e aponta que a infecção das células endoteliais no endocárdio pode resultar na disseminação hematogênica do SARS-CoV-2 para outros órgãos e tecidos. “Esta foi a primeira vez que o novo coronavírus foi detectado em cardiomiócitos de um paciente com Covid-19. O vírus não só estava presente nessas células, mas também teve clara ação lesiva, evidenciada por importantes alterações estruturais das células infectadas”, destacou Marisa.

NaNNaNNaN;">Para a médica, os resultados da investigação mostram o potencial lesivo do novo coronavírus no coração e abrem caminho para tratar melhor o que se considera ser a forma infantil grave da Covid-19. “Sabemos que uma parte dos pacientes com essa doença em sua forma grave apresenta manifestações cardíacas que envolvem tanto alterações isquêmicas como inflamatórias. Acredito que a ação direta do vírus no tecido cardíaco tem papel importante nos dois eventos: na lesão inflamatória e na ocorrência de possíveis fenômenos imunotrombóticos e isquêmicos no coração. O entendimento desses mecanismos pode contribuir para o direcionamento das opções terapêuticas”, ressalta.

Pela valorização da ciência e da educação

Professora há mais de 20 anos na FMUSP, Marisa é entusiasta da pesquisa científica e comemora os bons resultados alcançados pelos pesquisadores brasileiros durante a pandemia, a convergência das agências financiadoras – o que permitiu a captação de recursos para grupos de pesquisa com grandes projetos – e os financiamentos internacionais, como o feito pela Fundação Bill e Melinda Gates.

No entanto, lamenta o crescimento evidente de grupos negacionistas da gravidade da Covid-19, os movimentos antivacina e o descaso do governo brasileiro em relação às recomendações sanitárias básicas. “Cabe à comunidade científica, cada vez mais, ser atuante nas políticas de saúde pública e na divulgação clara e acessível do papel da ciência na nossa vida e na nossa saúde”, afirma a médica.

Ela vê com preocupação a postura do governo federal com relação tanto à ciência quanto à educação e acredita que a população sentirá as consequências dos cortes de verbas e de bolsas de pesquisa nessas áreas nos últimos anos, da falta de incentivo à iniciação científica, da interrupção da formação de jovens pesquisadores e da evasão de grandes cientistas por muito tempo.

A solução, segundo Marisa, é, sem dúvida, investimento e valorização da educação básica. “Solucionar a tragédia em que se encontra o ensino fundamental, com a seriedade que o assunto merece, é condição si ne qua non para qualquer perspectiva de desenvolvimento. Jamais seremos uma potência em pesquisa ou em qualquer outra área com um grande contingente de analfabetos funcionais”, garante.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta