Os melhores artigos do ano 2021 publicados na ABC Cardiol e na Revista Portuguesa de Cardiologia

Edição de julho dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia apresenta o top 10 em cada revista e as principais implicações para o diagnóstico, o tratamento e o entendimento da doença cardiovascular


Anualmente, a Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC) e os Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol) têm publicado em conjunto um artigo especial com a seleção dos seus melhores trabalhos originais. Ao longo dos anos, foi possível observar a grande qualidade das publicações nas duas revistas, o que mostra o dinamismo da investigação cardiovascular nos países de língua portuguesa.


Dando seguimento a essa “tradição”, os corpos editoriais da RPC e dos ABC voltaram a se reunir para selecionar a lista dos seus dez melhores artigos publicados em 2021. O compilado será publicado em destaque na edição de julho do ABC Cardiol, disponível a partir do dia 7.


Segundos autores, mais uma vez, o ano de 2021 foi marcado pelo impacto da pandemia de COVID-19. Contudo, as duas revistas publicaram excelentes trabalhos em todas as áreas da Medicina Cardiovascular, desde a prevenção cardiovascular até à insuficiência cardíaca, incluindo uma primorosa seleção de artigos sobre a pandemia nas populações brasileira e portuguesa. Cabe ressaltar que a tarefa de eleger os melhores trabalhos publicados ao longo de cada ano é complexa, devido à elevada qualidade das publicações em ambos os periódicos.


Este trabalho apresenta uma lista dos dez melhores artigos em cada revista e sua breve descrição, assim como as suas principais implicações para o diagnóstico, o tratamento e o entendimento da doença cardiovascular. Visando à melhor compreensão dos assuntos, os artigos foram agrupados e apresentados de acordo com quatro temas gerais.


Leia o artigo na íntegra na revista ABC Cardiol, edição de julho/2022. Acesse: https://abccardiol.org/


23 visualizações