Novo curso oferece imersão nas etapas de produção de artigos científicos
Novo curso oferece imersão nas etapas de produção de artigos científicos

26/07/2022, 12:26 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Dividido em dois módulos e totalmente online, o programa da capacitação sobre pesquisa e publicações científicas foi idealizado pelos editores dos periódicos da SBC

Interessados em iniciar ou ser mais atuante na produção científica, publicando seus trabalhos em congressos, simpósios e nos melhores periódicos nacionais e internacionais, podem contar agora com o novo curso “Pesquisa e Publicações Científicas”, oferecido pela Universidade do Coração, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Voltado para acadêmicos em medicina, médicos, profissionais da área da saúde e pesquisadores, possibilita uma completa imersão nas etapas de produção de artigos científicos, desde sua concepção, desenho e aprovação junto às Comissões de Ética, até sua execução, análise estatística, redação e publicação.

O programa, dividido em dois módulos e totalmente online, foi idealizado pelos editores dos periódicos da SBC: Carlos Eduardo Rochitte, editor-chefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol); Claudio Tinoco Mesquita, editor-chefe do International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS); e Glaucia Moraes, editora-associada do ABC Cardiol. Além disso, as aulas são ministradas por grandes especialistas da Cardiologia, Estatística e Sistema de Publicação.

“A publicação científica é o caminho para destacar a carreira do profissional e contribuir para o desenvolvimento da cardiologia e da ciência, impactando na vida de muitas pessoas”, ressalta Mesquita.

Os temas abordados no módulo I – O projeto de pesquisa são: método científico - aspectos práticos; questão da pesquisa e desenho de estudos científicos; construindo uma revisão sistemática; aspectos éticos; tamanho amostral e fundamentos dos testes estatísticos; viés e confundimento; como fazer uma pesquisa bibliográfica; revisão sistemática e metanálise; estudos sobre métodos diagnósticos; ensaios clínicos randomizados; obtenção de financiamento para pesquisa científica; e discussão com os professores com exemplos de pesquisas bem-sucedidas e malsucedidas.

No módulo II – Publicação Científica, os temas são: características do texto científico; escolha do título, autores e redação do abstract; redigindo a introdução; apresentação de resultados, discussão e conclusões; gráficos e tabelas; compreendendo o processo de revisão por pares; como ser um revisor de artigos científicos; dando visibilidade à sua publicação e criando uma rede de pesquisa; escolhendo o melhor periódico para o seu artigo; e discussão com os professores com exemplos de erros mais comuns que fazem um artigo ser rejeitado e exemplos de artigos de grande qualidade.

No total são 22 aulas, sendo 20 assíncronas (aproximadamente 30 minutos cada) e duas síncronas – webinares ao vivo, via Zoom, com duração média de 1 hora, no último trimestre de 2022 –, com carga total de 15 horas. Ao final de cada módulo, haverá uma avaliação objetiva com 10 questões cada. O conteúdo ficará disponível por um ano, período no qual é possível revisitar as aulas quantas vezes quiser.

O certificado será emitido na plataforma de aprendizagem virtual após a conclusão de todas as aulas assíncronas e das avaliações. Valores diferenciados para associados e não associados. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta