Nota de Pesar - Prof. Dr. Hélio Germiniani

É com imenso pesar que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) comunica o falecimento do Prof. Dr. Hélio Germiniani.


Formado na Universidade Federal do Paraná em 1958, fez especialização e residência médica no Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo (atual Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia). Em 1966 se especializou em fisiologia cardíaca no Instituto Nacional de Cardiologia do México. Em 1974 fez livre-docência na Universidade Federal do Paraná e atuou nesta como professor de cardiologia até a sua aposentadoria e mantendo o voluntariado no setor de métodos gráficos até pouco tempo. Durante sua vida acadêmica sempre se dedicou a área da cardiologia e arritmia cardíaca, sendo um pioneiro no Paraná. Realizou várias publicações científicas, inclusive um livro clássico sobre arritmias cardíacas.

Sua vida Institucional foi marcada por vários cargos na Sociedade Brasileira de Cardiologia e na Sociedade Paranaense de Cardiologia, sendo presidente da SBC no biênio 1972-73 e da Regional do Paraná em 1986-87. Foi membro da Academia Paranaense de Cardiologia e recebeu vários prêmios durante a sua vida. Sua vida pessoal foi marcada pela paixão a artes e música clássica, especialmente óperas. Falava seis línguas. O legado científico e cultural, bem como sua espiritualidade alegre e fraterna, ficará em nossa memória para sempre.

O velório e sepultamento serão realizados hoje, 01/09/21, das 12 às 16 horas, na capela 5, do Cemitério Parque Iguaçu, localizado na Rua Nicolau José Gravina, 292 – Curitiba | PR.


A SBC presta os mais sinceros sentimentos de solidariedade à família e aos amigos neste momento de profunda dor.

135 visualizações