• eduardowdcom

Nota de Pesar - Dr. José Breno de Sousa Filho

É com tristeza que a Sociedade Brasileira de Cardiologia comunica o falecimento do Dr. José Breno de Sousa Filho, aos 69 anos de idade, ocorrido hoje (4 de setembro).


Natural de Recife (PE), formou-se pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1974, e obteve o diploma de especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela SBC, em 1986. Especializou-se em Cardiologia Intervencionista no Hospital Oswaldo Cruz/Universidade de Pernambuco, onde também exercia há muitos anos a atividade de professor de Cardiologia na Faculdade de Ciências Médicas da UPE.


Foi titular do Departamento de Hemodinâmica e Angiocardiografia da SBC (1991); membro fundador da Sociedade Latinoamericana de Cardiologia Intervencionista, em 1996. Era professor assistente IV da UPE e chefe do Laboratório de Hemodinâmica do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário da UPE (Procape); coordenador médico hemodinamicista do Hospital Esperança; e médico hemodinamicista do Hospital Albert Sabin e do Real Hospital de Beneficência Portuguesa, em Pernambuco.


Também foi responsável pela formação de várias gerações de cardiologistas intervencionistas e um dos grandes expoentes da especialidade no país.


A SBC agradece ao professor e cardiologista Dr. José Breno de Sousa Filho, que muito contribuiu com o seu trabalho e dedicação para a construção e fortalecimento da especialidade no país, e expressa as mais sinceras condolências à sua família e amigos.

560 visualizações