• eduardowdcom

Nota de Pesar – Dr. Agnaldo David de Souza

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, com grande pesar, lamenta o falecimento do Dr. Agnaldo David de Souza, aos 87 anos, ocorrido em 15 de agosto, em decorrência da Covid-19.


Natural de Itaquara, no sudoeste baiano, formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1958. Cardiologista de excelência, reconhecido nacionalmente, foi docente da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA, lotado no Departamento de Medicina e Apoio Diagnóstico durante 42 anos (1959-2001), onde muito colaborou na formação do corpo discente e no Programa de Residência Médica de Cardiologia.


Com excelente formação clínica, educação esmerada e possuidor de perfil humanístico, Dr. Agnaldo David de Souza foi Associate Fellow do American College of Cardiology, conselheiro e ex-presidente da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), mantenedora da Escola Bahia de Medicina, e presidente da Academia de Medicina da Bahia entre 1995-1997, onde recentemente foi elevado à condição de Membro Emérito da entidade.


Na SBC, foi membro titular da Comissão Julgadora do Título de Especialista por uma década (1975-1985) e também relator das Diretrizes I a IV sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (DA/SBC).


O mundo da Cardiologia fica mais triste com o seu falecimento, mas o seu legado de seriedade, competência, conhecimento e defesa incondicional da especialidade ficam. A SBC se solidariza com os familiares do Dr. Agnaldo David de Souza neste momento doloroso.

299 visualizações