Nota De Condolências – Domingo Marcolino Braile
Nota De Condolências – Domingo Marcolino Braile

22/03/2020, 17:33 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

É com imenso pesar que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recebe a notícia do falecimento do doutor Domingo Marcolino Braile, um dos mais importantes cirurgiões cardiovasculares do Brasil, responsável por atuação pioneira que revolucionou o cenário da saúde no país. Lutando contra sequelas após uma cirurgia na coluna vertebral e recorrentes pneumonias, Domingo Braile faleceu nesta madrugada, 22 de março.

“Conheci o professor Braile em 1989, quando eu era residente do primeiro ano de cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Ainda jovem, ele já se destacava por utilizar, em São José do Rio Preto (SP), uma técnica inovadora para o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca refratária”, comenta Marcelo Queiroga, presidente da SBC, sobre a cardiomioplastia, técnica que surgiu como alternativa aos transplantes e que consistia em envolver o coração com o músculo grande dorsal estimulando-o durante a sístole ventricular.

“Ao longo de nossa convivência nos encontramos também em atividades e eventos associativos, inclusive na Sociedade Brasileira de Cardiologia, para os quais Braile sempre levou sua alegria e expertise”, complementa Queiroga.

Neste momento de profunda tristeza, prestamos nossa homenagem à família Braile e à figura extraordinária de Domingo Braile. Foi uma honra, para a SBC e para toda a medicina brasileira, contar e aprender com um profissional tão competente e um ser humano tão inspirador.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta