Médicos e cientistas propõem a criação de grupo de estudos em Medicina de Precisão em Cardiologia

14/02/2023, 16:15 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Foi apresentada a proposta para criação do grupo de estudos em Medicina de Precisão em Cardiologia, com o objetivo de estimular a interação e colaboração de médicos e cientistas na área, abordando temas como: Cardiopatias hereditárias (cardiomiopatias, arritmias, aortopatias, dislipidemias); Cardiopatias de herança complexa e escores de risco poligênico; Métodos diagnósticos genéticos e moleculares e sua aplicabilidade; Aconselhamento genético e rastreamento familiar; Terapias avançadas, como terapia gênica e terapia celular. O projeto terá apoio do Departamento de Cardiologia Clínica (DCC), da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Medicina de Precisão é um novo paradigma médico, que propõe um cuidado individualizado ao paciente, apoiando-se nos aspectos moleculares das doenças. Com o surgimento do sequenciamento de nova geração (NGS), a avaliação genética tornou-se comercialmente factível e, inclusive, presente em certos departamentos de cardiologia, através do SUS.

Desde então, há uma crescente incorporação na prática clínica dos métodos para avaliação genética na cardiologia e de terapias com alvo molecular. Tópicos relacionados à Medicina de Precisão estão contemplados nas principais diretrizes internacionais de cardiomiopatias, arritmias, aortopatias e dislipidemias.

Para que o grupo de estudos seja viabilizado, é necessária a assinatura, conforme o regimento interno do Departamento de Cardiologia Clínica (DCC), da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os interessados podem entrar em contato através do e-mail silasfurquim@hotmail.com ou através do número (11) 98728-8002, manifestando o interesse em fornecer a assinatura para a criação do projeto.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta