Ministério da Saúde formaliza incorporação do implante transcateter de bioprótese aórtica (TAVI)
Ministério da Saúde formaliza incorporação do implante transcateter de bioprótese aórtica (TAVI)

31/10/2022, 12:04 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Compromisso foi anunciado em reunião do QualiSUS Cardio

Na última quarta-feira, 26, durante um encontro do programa QualiSUS Cardio, na sede da Ministério da Saúde, em Brasília, foi formalizada a incorporação do implante transcateter de bioprótese aórtica (TAVI), procedimento realizado através de um cateterismo cardíaco, pelo Sistema Único de Saúde. Uma portaria sobre o tema deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, que contribuiu consultivamente de forma técnica junto ao Ministério da Saúde, considera ser um importante conquista do sistema público de saúde brasileiro que passará a dar acesso aos pacientes do SUS a um tratamento moderno e de alta tecnologia para a doença da valva aórtica.

"Temos a opção de um procedimento minimamente invasivo e que inclusive pode ser indicado naqueles pacientes com alto risco operatório", afirma o presidente do Conselho Administrativo da SBC, João Fernando Monteiro Ferreira.

De acordo com o coordenador do Comitê de Pesquisa e Inovação da SBC, Sérgio Tavares Montenegro, esta portaria já vinha sendo trabalhada há muito tempo, tanto pela SBC, quanto pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista. “Com a aprovação da tecnologia pela CONITEC, se viabilizou a inclusão da TAVI no SUS, o que deverá beneficiar muitos pacientes pelo Brasil, principalmente os pacientes mais idosos que têm maior risco pra cirurgia tradicional", explica.

A agenda da SBC junto ao QualiSUS também contemplou uma reunião muito proveitosa com a Anvisa sobre o registro nacional de implantes e o programa Farmácia Popular. "Apresentamos nossas sugestões para as novas incorporações. Precisamos avançar na busca por uma cobertura mais ampla, melhorando a aderência da população aos tratamentos, tanto da Hipertensão como no Diabetes e na Insuficiência Cardíaca", complementa.

Estiveram presentes no encontro o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; a Secretária de Atenção Primaria à Saúde Especializada, Maira Botelho; o presidente do Conselho Administrativo da SBC, João Fernando Monteiro Ferreira, e o membro do Conselho Administrativo e Coordenador do Comitê de Pesquisa e Inovação, Sérgio Tavares Montenegro; o presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Ricardo Alves da Costa; e João Carlos Ferreira Leal, presidente da Sociedade Brasileira Cirurgia Cardiovascular.

“O nosso papel nesta articulação junto ao poder público é de assessoria técnica no sentido de apresentar problemas e soluções, auxiliando o Ministério da Saúde na construção de políticas públicas que beneficiem a população brasileira. Essa é a função da SBC, a nossa missão e além de atender aos sócios, também temos esse compromisso com a população e os nossos pacientes", finaliza Montenegro.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta