Marcado para abril de 2016 o I Congresso da Federação das Sociedades Médicas de Língua Portuguesa
Marcado para abril de 2016 o I Congresso da Federação das Sociedades Médicas de Língua Portuguesa

28/04/2015, 17:45 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Nações de língua portuguesa enfrentam desafios cardiológicos semelhantes.

A recém-criada Federação das Sociedades Médicas de Língua Portuguesa marcou para abril de 2016 o primeiro Congresso de Cardiologia dos Países da Lusofonia, isto é, dos países de língua portuguesa que englobam, além do Brasil e Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

Os integrantes da Federação, que foi criada em março último, reuniram-se durante o Congresso da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e marcaram o evento, ao mesmo tempo que aceitaram como membros plenos Angola e Moçambique. Os demais países devem associar-se à Federação proximamente. Da reunião participou o vice-presidente da SBC, Sérgio Montenegro, que explica ter sido decidido que Brasil e Portugal vão fazer uma contribuição financeira para a nova instituição, da ordem de cinco mil euros cada um, para ajudar a consolidar a Federação.

Identidade Montenegro conta que a proposta é de que, aos poucos, todos os países da Lusofonia se integrem à Federação. Os contatos e trabalhos conjuntos desenvolvidos nos anos recentes mostraram que, além da identidade linguística, que facilita o intercâmbio de ideias, os demais países de língua portuguesa enfrentam os mesmos problemas cardiovasculares que Brasil e Portugal. Em alguns casos, vivem hoje a situação e dificuldades que o Brasil enfrentou e venceu há uma década.

"É o caso da dificuldade em montar uma infraestrutura suficiente para atender à demanda de cirurgias cardiovasculares", diz Sérgio Montenegro. "Nesse aspecto e em muitos outros, Portugal e Brasil poderão ajudar muito os países irmãos". Também será muito importante a participação dos cardiologistas lusófonos nos congressos do Brasil e de Portugal, que também ajudarão a transmitir o conhecimento e a promover a educação continuada nos demais países que falam a língua de Camões.

Fonte: Jornal SBC 153 · Abril · 2015

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC