Internações cardiovasculares por urgência passam dos 80%
Internações cardiovasculares por urgência passam dos 80%

03/11/2017, 11:00 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

A média da taxa de mortalidade é quatro vezes maior quando a internação é urgente em comparação aos procedimentos eletivos (programados com antecedência). Os números serão apresentados no Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia e discutidos com mais de 50 especialistas estrangeiros que estarão no Brasil para participar do evento.

As internações em regime de urgência no Brasil para tratar doenças cardiovasculares - DCV representaram, em média, 81,88% das entradas nos hospitais públicos, em 2016, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os números serão apresentados para mais de 50 convidados internacionais e revelam que as internações masculinas tem uma porcentagem de urgência maior do que as das mulheres: 84,42% contra 79,24%.

O levantamento mostra grande oscilação entre as regiões do país, em relação à urgência nos atendimentos cardiovasculares. O Centro-Oeste tem o maior índice de internações em regime de urgência, em comparação com as eletivas: 87,41%. A região Sul vem em segundo lugar com 84,24%, seguida pela Norte com 82,89% e Nordeste com 82,65%. A menor porcentagem foi registrada no Sudeste com 79,40%.

Os dados também revelam que, conforme a população envelhece, os índices de internações por urgência crescem. "O que é bastante preocupante já que o Brasil enfrenta sérios problemas no atendimento público de saúde e com o envelhecimento da população haverá, em breve, um colapso do sistema se não forem feitos investimentos no atendimento e na prevenção", defende o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias. Para o cardiologista a prevenção, além de propiciar uma melhor qualidade de vida para as pessoas, permite o aumento da expectativa de vida e menores custos para o sistema público e também o privado de saúde. "A prevenção pode possibilitar uma ampliação nas internações eletivas que possuem taxas de mortalidades muito menores", lembra. A taxa de mortalidade das internações por urgência é quatro vezes maior do que as taxas de mortalidade por internações eletivas.

No SBC 2017 - Congresso Brasileiro de Cardiologia, os especialistas brasileiros irão discutir com os mais de 50 conferencistas internacionais dos Estados Unidos, Europa, América Latina e Oriente Médio caminhos para ampliar a prevenção e impactar nos índices das doenças cardiovasculares.

SERVIÇO 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia Data: de 3 a 5 de novembro Local: Expo São Paulo Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Água Funda - SP site: http://cardio2017.com.br/

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta