Insuficiência cardíaca é tema de programa de educação médica continuada
Insuficiência cardíaca é tema de programa de educação médica continuada

13/04/2021, 15:42 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Iniciativa é liderada pelo Departamento de Insuficiência Cardíaca da SBC para proporcionar o maior entendimento sobre esta síndrome clínica tão complexa. Webinares ocorrem ao longo do ano, sempre às 20h, e as inscrições são gratuitas

O Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), lançou neste mês de abril o Programa de Educação Continuada em Insuficiência Cardíaca: Insuficiência Cardíaca de A a Z. São 18 webinares, com especialistas de todo o país, que discutirão desde a fisiopatologia até o tratamento mais avançado. As conferências ocorrem quinzenalmente, ao longo de todo o ano, sempre às 20h, no site do Departamento, e a próxima será dia 22/4. A participação é gratuita e quem tiver assiduidade em, pelo menos, 70% do curso receberá certificado emitido pela área científica da SBC

O objetivo da iniciativa é levar aos cardiologistas, clínicos, médicos de famílias, residentes e profissionais não médicos o maior entendimento sobre esta síndrome clínica tão complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. Ela pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço.

Cada webinar terá a participação de dois membros do DEIC como palestrantes e um moderador representante de alguma das regionais da SBC. Os encontros disseminarão conhecimento na área de insuficiência cardíaca, permitindo que profissionais das diferentes regiões do País compartilhem experiências com os mais renomados especialistas.

“É com grande orgulho que estamos desenvolvendo um Programa de Educação Médica Continuada, liderado pela Dra. Fabiana Marcondes Braga, nossa diretora-científica. Ele é destinado ao cardiologista clínico, aos médicos internistas, hospitalistas e geriatras, e traz uma visão bastante contemporânea do cuidado centrado no paciente com insuficiência cardíaca crônica e, obviamente, apresenta os avanços da terapêutica, da fisiopatologia, embasados nas novas diretrizes de insuficiência cardíaca da SBC. Esperamos contar com a participação de todos”, fala o presidente do DEIC/SBC, Evandro Tinoco Mesquita.

Ele ressalta que o Programa de Educação Continuada em Insuficiência Cardíaca: Insuficiência Cardíaca de A a Z é um projeto colaborativo, em construção e que ocorre em um momento muito difícil, em meio à pandemia de Covid-19, mas que o DEIC, em seus 20 anos de trabalho junto à SBC, conectando os maiores líderes e especialistas em insuficiência cardíaca, abraçou com veemência.

“Estimulem que seus residentes, especializandos e os colegas médicos que lidam com insuficiência cardíaca estejam conosco. Essa é uma marca da atual diretoria do DEIC, que tem a Dra. Lídia Moura, o Dr. José Albuquerque Figueiredo, a Dra. Fabiana Marcondes Braga e eu à frente. Um trabalho para levar a todos o que há de melhor nesta área do conhecimento médico”, afirma Mesquita.

Inscrições gratuitas aqui.

Confira a programação completa do Programa de Educação Continuada em Insuficiência Cardíaca: Insuficiência Cardíaca de A a Z, do DEIC/SBC, sempre às 20h:

Dia 22/4: Simpósio Multidisciplinar | Impacto da insuficiência cardíaca no cuidado do paciente.

Dia 13/5: Bloqueio de SRAA.

Dia 27/5: Bloqueadores do SNS e mineralocorticóides.

Dia 17/6: Além do bloqueio neurohomoral.

Dia 1º/7: Highlights do DEIC 2021 | Overview.

Dia 22/7: O controle da FC importa?

Dia 5/8: Tratando a congestão | Diuréticos: como manejá-los?

Dia 19/8: Uso de dispositivos implantáveis na insuficiência cardíaca.

Dia 2/9: Colocando em prática as diretrizes | O que dizem as diretrizes atuais de insuficiência cardíaca?

Dia 16/9: Tratamento invasivo da insuficiência cardíaca.

Dia 30/9: Fibrilação atrial e anticoagulação na insuficiência cardíaca.

Dia 14/10: Diagnóstico de ICFEP | o que há de novo no diagnóstico clínico e biomarcadores.

Dia 28/10: Tratamento de ICFEP e da ICFEI.

Dia 11/11: Insuficiência Cardíaca avançada | Como identificar e quais as alternativas terapêuticas?

Dia 18/11: Repensando os desfechos em insuficiência cardíaca.

Dia 2/12: Particularidades da cardiomiopatia chagásica.

Mais informações, inscrições e acesso aos webinares anteriores aqui.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta