Inscrições abertas para o curso “Diabetes e Doença Cardiovascular”
Inscrições abertas para o curso “Diabetes e Doença Cardiovascular”

29/10/2021, 12:15 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

Capacitação da Universidade do Coração, da SBC, é destinada a cardiologistas, clínicos, geriatras e endocrinologistas e oferecerá ​uma imersão na fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da doença cardiovascular no indivíduo diabético

Estão abertas as inscrições para o curso “Diabetes e Doença Cardiovascular”, da Universidade do Coração, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A capacitação 100% online, e com aulas gravadas disponíveis por um ano, tem carga horária de 15 horas e certificação. Inscreva-se agora AQUI.

O diabetes é um fator de risco para a doença cardiovascular e pode promover fenótipos específicos como a Cardiomiopatia Diabética e a doença aterotrombótica difusa. Ao lado disso, a Doença Renal Crônica, associada ao diabetes, promove agressão vascular adicional. Um verdadeiro “caleidoscópio” se apresenta na fisiopatologia da agressão a partir da disglicemia presente agredindo o endotélio, a micro e macro-vasculatura e ativando a coagulação e as plaquetas.

No Brasil, 16 milhões de indivíduos têm diabetes, ou seja, um em cada nove adultos, e estima-se que 46% deles não sabem. Acima de 50% daqueles que possuem alguma doença cardíaca possui também algum transtorno relacionado à glicose no organismo e mais de dois terços das pessoas que morrem do coração têm diabetes e acima de 80% das mortes por diabetes estão relacionadas a problemas cardíacos e renais, ou seja, vasculares.

O novo curso da Universidade do Coração conta com a participação de um corpo docente especializado e multidisciplinar e visa auxiliar o médico neste novo cenário onde novos tratamentos abrem novas oportunidades para o paciente diabético. A coordenação é do diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC/Funcor, José Francisco Kerr Saraiva.

“O diabetes não é uma especialidade do endocrinologista, claro que é um assunto que diz respeito a esse profissional e temos muitos ensinamentos a aprender com eles, entretanto temos no Brasil mais de 16 milhões de diabéticos, que estão em todos os lugares, nas unidades básicas de saúde, sendo cuidados por clínicos gerais, médicos de família, geriatras, muitas vezes pelo próprio cardiologista ou endocrinologista. Esse último não tem condições de cuidar dos 16 milhões, mas tem toda condição de orientar o tratamento e é dentro desse espírito que é muito importante que todos nós tenhamos conhecimento da importância que o diabetes traz para doença cardiovascular e da importância da prevenção, particularmente no tocante às suas complicações”, fala Saraiva.

A capacitação é destinada para médicos cardiologistas, clínicos, geriatras e endocrinologistas e oferecerá ​uma imersão na fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da doença cardiovascular no indivíduo diabético.

No âmbito da relação diabetes e doença cardiovascular, serão abordados temas como aterosclerose; prevenção e tratamento da doença cardiovascular; Síndrome Isquêmica Aguda; insuficiência cardíaca; doença cerebrovascular; disautonomia; doença renal e arterial periférica; e medicamentos antihiperglicemiantes.

Em metodologia EAD (Educação a Distância), o curso é composto por 29 aulas assíncronas de cerca de 30 minutos cada, distribuídas em seis módulos. Ao final de todos os módulos, há uma avaliação objetiva com dez questões para autoavaliação do aluno e emissão do certificado online. O discente poderá interagir e tirar suas dúvidas através do fórum moderado em cada aula.

“O objetivo desse curso é trazer para os cardiologistas informações atuais do controle da glicose, como você faz diagnóstico e acompanhamento do paciente com diabetes; quais são as preocupações; como você identifica a doença cardiovascular; como que você faz as orientações de encaminhamento e quando são necessárias para que os pacientes diabéticos nos consultórios dos cardiologistas possam ter o melhor atendimento”, enfatiza Saraiva.

A Universidade do Coração da SBC busca oferecer conteúdo atualizado e criterioso, reunindo informações relevantes para a prática diária em forma de cursos e aulas à distância.

Mais informações e inscrições no curso “Diabetes e Doença Cardiovascular” AQUI.

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta