• Cardiol

Inscrições para primeira turma do TECA 360 terminam dia 15 de fevereiro

Curso interativo e humanizado de treinamento em emergências cardiovasculares com paciente virtual aborda, entre outros temas, o atendimento à Síndrome Respiratória Aguda


As inscrições para a primeira turma do TECA 360 – treinamento de emergências cardiovasculares avançado em formato híbrido, prático, dinâmico e interativo – encerram-se 15 de fevereiro. O curso tem como base a Diretriz Brasileira de Parada Cardiorrespiratória e Emergência Cardiovascular, desenvolvida pela própria entidade em 2019, assim como o consenso mais recente do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR).


Voltado para a capacitação de médicos, bem como enfermeiros e estudantes do último ano de ambas as graduações, o treinamento foi desenvolvido por especialistas em emergência cardiovascular, seguindo critérios inovadores de didática e treinamento e é uma experiência única, útil e indispensável para quem atua em unidades hospitalares e pré-hospitalares com emergência médica no Brasil. O foco em emergência cardiovascular é um padrão inédito e customizado para o profissional brasileiro.


A capacitação foi concebida por meio de parceria com a Paciente 360® – única plataforma de simulação de casos clínicos com pessoas reais, onde se pode interagir e decidir cada etapa da consulta médica, da anamnese aos exames físicos, laboratoriais e de imagem, para que o profissional de medicina garanta a melhor conduta.


Com conteúdo teórico atualizado e metodologia de ensino inovadora, o TECA 360, que é reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), está configurado no modelo híbrido, dividido em dois módulos: num primeiro momento, em formato digital e, posteriormente, presencial.


O módulo virtual, pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet, tem carga horário de 10 horas, é composto por oito webaulas, de até 15 minutos, envolvendo 12 casos clínicos, com as simulações de atores onde o aluno poderá interagir com o paciente, fazer perguntas, solicitar exames e determinar a melhor conduta para situações que envolvem o pré, o durante e o pós da parada cardiorrespiratória. Ao fim, será emitido um certificado de conclusão desta primeira parte do curso.


O treinamento abordará os temas: arritmias, desfibrilação, marcapasso cardíaco, técnicas intravenosas, farmacologia cardiovascular, síndromes coronárias, insuficiência coronariana aguda, insuficiência cardíaca descompensada, acidente vascular cerebral (AVC), ressuscitação cerebral, aspectos éticos, técnicas de ventilação com e sem equipamentos, ressuscitação cardiorrespiratória, treinamento em desfibriladores semiautomáticos, time de resposta rápida e Síndrome Respiratória Aguda (SRA).


“Por causa da pandemia de Covid-19, incluímos o treinamento em atendimento à SRA, pois é importante que os cardiologistas e os médicos que atuam no dia a dia das emergências hospitalares estejam bem preparados para conduzir adequadamente o atendimento das emergências cardiovasculares neste momento”, explica Marcelo Queiroga, presidente da SBC.


De posse do certificado do módulo online, o participante estará apto a realizar, em até seis meses após o primeiro momento da capacitação, o treinamento presencial. No módulo prático, que é realizado em um dia, o aluno será preparado e capacitado para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos sobre ressuscitação cardiopulmonar do adulto em parada cardiorrespiratória, esclarecendo as dúvidas com instrutores altamente qualificados nos centros de treinamento da SBC no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, conforme disponibilidade de data.


“Unindo os dois formatos: digital e presencial, estamos fazendo a ponte entre o conhecimento científico e a prática médica clínica para a eficiência do atendimento à população e, dessa forma, promover a entrega do valor da saúde à sociedade e, consequentemente, a melhoria da qualidade da assistência aos pacientes de doenças cardiovasculares”, afirma Queiroga.


As inscrições para o TECA 360 podem ser feitas no portal Cardiol (http://educacao.cardiol.br/cursos/default.asp). A próxima turma será aberta no dia 22 e fevereiro. Mais informações pelo e-mail cursos@cardiol.br.


152 visualizações