Iniciativa premia instituições públicas de saúde
Iniciativa premia instituições públicas de saúde

12/01/2021, 13:57 • Atualizado em 21/12/2023, 17:30

Compartilhar

VI Workshop do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia foi realizado em dezembro e é fruto de parceria do HCor, por meio do PROADI-SUS, junto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Associação Americana de Cardiologia

O HCor, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Associação Americana de Cardiologia (AHA), realizou no último dia 14 de dezembro, o VI Workshop do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC).

O evento foi integralmente online e teve o objetivo de compartilhar experiências sobre o Programa BPC e premiar os hospitais participantes como centros de excelência em cardiologia. Foram abordadas as estratégias e experiências dos hospitais quanto ao enfrentamento ao novo coronavírus, benefícios do Programa BPC à sociedade e foi anunciada futura parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes. A SBC participa do programa desde 2015.

“O Programa BPC é um programa de qualidade, que tem por objetivo aumentar a adesão às diretrizes assistenciais baseadas na melhor evidencia científica. Três eixos são realizados no Brasil: o eixo de síndrome coronariana aguda, o eixo de insuficiência cardíaca, e o eixo de fibrilação atrial. O programa visa a redução da mortalidade hospitalar além da melhoria dos processos hospitalares”, fala o coordenador do projeto, Fábio Taniguchi.

Durante o evento ocorreu o quarto ciclo de premiação aos hospitais públicos participantes que aderiram acima de 85% ao conjunto de indicadores avaliados pelo programa. As instituições que atingem os resultados são reconhecidas como centros de excelência em cardiologia nas condições avaliadas – síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial.

Em 2020, dez instituições foram premiadas e 20 selos foram entregues entre as categorias bronze (manutenção por três meses consecutivos), prata (manutenção por seis meses consecutivos) e platinum (manutenção maior que 24 meses consecutivos).

Veja a lista de Hospitais Premiados:

· Santa Casa de Misericórdia de Maceió, AL (Categoria Platinum para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)

· Hospital Ana Nery, BA (Categoria Platinum para Síndrome Coronariana Aguda e Prata para Insuficiência Cardíaca)

· Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, CE (Categoria Prata para Fibrilação Atrial e Bronze para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)

· Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, MG (Categoria Prata para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)

· Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, MG (Categoria Bronze para Síndrome Coronariana Aguda)

· Hospital Santa Lúcia, MG (Categoria Prata para Síndrome Coronariana Aguda)

· Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, PA (Categoria Platinum para Síndrome Coronariana Aguda e Prata para Insuficiência Cardíaca)

· Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – HC-UFPR, PR (Categoria Prata para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)

· Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), RJ (Categoria Bronze para Síndrome Coronariana Aguda e Insuficiência Cardíaca)

· Hospital São Paulo - Universidade Federal de São Paulo, SP (Categoria Prata para Síndrome Coronariana Aguda, Insuficiência Cardíaca e Fibrilação Atrial).

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta